Rita Mendes, até então vereadora a tempo inteiro da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, é a nova Secretária de Estado da Acção Social, pertencente ao ministério encabeçado por Ana Mendes Godinho.

O primeiro-ministro indigitado — António Costa — apresentou esta segunda-feira em Belém, pelas 11h00, a lista dos secretários de estado que irão fazer parte do XXII Governo Constitucional, tendo sido aceite pelo Presidente da República.
A lista é composta por 50 nomes, dos quais 18 são mulheres e 32 são homens. Foram ainda criadas três novas Secretarias de Estado, naquele que é o maior Governo desde 1976.
Rita da Cunha Mendes foi um dos nomes apresentados, neste caso para a Secretaria de Estado da Acção Social. Licenciada em Direito, Rita Mendes foi técnica superior do Instituto de Segurança Social, vereadora da Câmara Municipal de Aguiar da Beira e, até agosto deste ano, vice-presidente da autarquia. Nestas legislativas, concorreu a deputada na lista do PS pelo Círculo Eleitoral da Guarda, lista encabeçada por Ana Mendes Godinho.
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social será dirigido por Ana Mendes Godinho e terá a seguinte composição:
- Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho
- Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Filipe Pardal Cabrita
- Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Gameiro Rodrigues Bastos
- Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes
- Secretária de Estado da Acção Social, Rita da Cunha Mendes
No total, incluindo o primeiro-ministro, o XXII Governo Constitucional terá 70 elementos, somando ministros e secretários de Estado, dos quais 26 mulheres e 44 homens. A percentagem de mulheres no conjunto do novo Governo será de 37,1 por cento.
O executivo cessante de António Costa, o XXI Governo Constitucional, tinha 17 ministros (passa agora para 19), 43 secretários de Estado, 17 dos quais mulheres. No total, entre primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado, a atual equipa cessante tem 61 governantes.
A lista com todos os elementos do XXII Governo Constitucional pode ser consultada aqui.