Restaurantes Carapitenses comemoram Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher comemora-se neste Domingo, 8 de Março. Como tem sido habitual nos últimos anos, os restaurantes de Carapito irão assinalar o dia com um menu especial.

A ideia para a comemoração anual de um dia em memória das mulheres foi sugerida pela revolucionária alemã Clara Zetkin durante as Conferências de Mulheres da Internacional Socialista, em Copenhaga, em 1910, no seguimento da comemoração do Dia da Mulher organizado em Nova Iorque, em 1909, pelo Partido Socialista da América.

A partir de 1913, as mulheres russas passaram a celebrar a data com manifestações realizadas no último Domingo de Fevereiro. A 8 de Março de 1917, ainda na Rússia Imperial, organizou-se uma grande manifestação de mulheres, em protesto contra o desemprego, os preços altos e a deterioração geral das condições de vida no país. Operários metalúrgicos acabaram por se juntar à manifestação, que se estendeu por vários dias e acabou por precipitar a Revolução de 1917. Nos anos seguintes, o Dia da Mulher passou a ser comemorado naquela mesma data, pelo movimento socialista, na Rússia e em países do bloco soviético.

Em 1975, o dia 8 de Março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas. Actualmente, a data é comemorada em mais de 100 países — como um dia de protesto por direitos, mas também de celebração. Há, no entanto, outros países em que a data é amplamente ignorada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *