Linha da Beira Alta deveria ter reaberto a 14 de Janeiro, após nove meses de encerramento. Prazo foi prolongado até 12 de Novembro.
A Infraestruturas de Portugal (IP) apresentou uma nova data para a reabertura da linha da Beira Alta: 12 de Novembro de 2023, refere o Público. A linha, que é a principal via férrea de acesso à Europa, está encerrada para obras desde 19 de Abril de 2022 e deveria ter reaberto no último sábado, 14 de Janeiro.
A notícia dá ainda conta de “um total descontrolo do planeamento inicial, sendo visível no terreno o pouco que ainda foi feito e o muito que falta fazer para voltar a pôr os carris naquilo que neste momento é apenas um corredor de lama ao longo de 160 quilómetros“.
Em Outubro do ano passado, a IP já tinha assumido um atraso de 9 meses devido à necessidade de construir um novo viaduto ferroviário em Santa Comba Dão por causa das obras de alargamento do IP3 naquele local e da dificuldade em obter matérias primas e trabalhadores. Agora, com o agravar dos problemas a reabertura foi atrasada para 12 de Novembro de 2023, 10 meses depois do planeado inicialmente.
Ainda assim, nota o Público, “mesmo que a linha reabra a 12 de Novembro, as obras irão prolongar-se durante o ano de 2024 pois o Directório de Rede (documento da IP que estabelece as condições de circulação nas vias férreas do país) prevê vários afrouxamentos e interrupções programadas ao longo desse ano para a prossecução dos trabalhos“.
A linha já tinha sido alvo de modernização entre 1993 e 1996, numa obra que custou 200 milhões de euros (a preços atuais). O projeto atual prevê uma despesa superior a 500 milhões de euros e a quase reconstrução da linha, apesar de não aumentar a velocidade dos comboios, uma vez que o principal foco é a melhoria do serviço de mercadorias.