Município de Aguiar da Beira ocupa a 271.ª posição a nível nacional (subindo 13 lugares) e a 90.ª na Região Centro (subindo 5 lugares).
A Bloom Consulting divulgou esta terça-feira a 7.ª edição do seu estudo anual que mede como os municípios são vistos e classifica o desempenho da sua marca. Lisboa, Porto e Cascais continuam a liderar o ranking nacional que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida nos 308 municípios portugueses. Nos últimos lugares da tabela surgem, principalmente, municípios da Região Autónoma dos Açores.
Na Região Centro, as cidades de Coimbra, Aveiro e Leiria continuam a ocupar os três primeiros lugares da tabela, com Viseu a surgir logo na 4.ª posição (15.ª a nível nacional) e a Guarda a ocupar a 9.ª posição (45.ª a nível nacional).
No fim da tabela da Região Centro encontram-se, principalmente, municípios dos distritos de Leiria, Viseu e Santarém.
Desempenho do Município de Aguiar da Beira no Ranking
O Município de Aguiar da Beira ocupa este ano a 271.ª posição a nível nacional, saindo novamente dos últimos 25 lugares da tabela nacional. Na lista da Região Centro, o Município de Aguiar da Beira subiu 5 lugares, para a 90.ª posição. Segundo a Bloom Consulting os tópicos mais procurados em motor de busca, no mundo inteiro, sobre Aguiar da Beira, foram: Marcos Urbanos (38%), Restaurantes (11%), Hotéis (6%), Qualidade de Vida (6%), Parques de Diversão (6%) e Empregos (4%).
Na tabela seguinte podemos ver a evolução da posição do Município de Aguiar da Beira no ranking nacional, nos três parâmetros avaliados, ao longo das sete edições.
No gráfico seguinte vemos a evolução da posição do Município de Aguiar da Beira no ranking geral durante o mesmo período de tempo.
Na tabela seguinte podemos ver a evolução da posição do Município de Aguiar da Beira no ranking regional, nos três parâmetros avaliados, ao longo das sete edições.
No gráfico seguinte vemos a evolução da posição do Município de Aguiar da Beira no ranking regional durante o mesmo período de tempo.
Os dados do ranking nacional permitem ainda concluir que, depois de ter estado na 242.ª posição em 2014 e na 259.ª em 2015, o Município tem ocupado, em média, a 275.ª posição desde 2016. A partir dos dados do ranking regional, vemos que, após ter ocupado a 82.ª posição em 2014, o Município tem ocupado, em média, a 91.ª posição desde 2015.
Relativamente aos três parâmetros analisados, podemos ainda verificar que, tanto no ranking nacional como no ranking regional, o Município de Aguiar da Beira apresenta, em 2021, o melhor resultado na categoria Negócios (subindo 41 posições no ranking nacional e 12 posições no ranking regional) e o pior na categoria Visitar (descendo 16 posições no ranking nacional e 9 posições no ranking regional).
Olhando para os dados em que o Município apresenta melhor e pior desempenho, respectivamente, vemos que, na categoria Negócios, apresenta uma nota de 5,18 em 7 no Rácio empresas/habitante e uma nota de 1,98 em 7 no Nr. de empresas. Na categoria Visitar, apresenta uma nota de 1,48 em 7 no Nr. de dormidas e uma nota de 0,76 em 7 no Rácio dormidas/habitante. Na categoria Viver, apresenta uma nota de 5,74 em 7 na Taxa de Criminalidade e uma nota de 1,60 em 7 na População.
Relativamente ao desempenho online do Município, este obteve uma nota de 0,93 em 7 no Desempenho do Website e 1,02 em 7 no desempenho das Redes Sociais.
O Ranking
Desde 2014 que a Bloom Consulting lança anualmente o Portugal City Brand Ranking (excepto em 2020, devido ao impacto da pandemia nas Marcas Municipais.) recorrendo a um algoritmo proprietário que não tem em conta qualquer variável qualitativa ou de opinião, focando-se exclusivamente nos dados brutos e fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses.
Este algoritmo é composto por três variáveis base. Na primeira variável são analisados todos os dados estatísticos que medem o desempenho nas vertentes económica, social e turística, sendo considerados dados de todas as fontes oficiais ao longo dos últimos anos. Para tal foram analisados e contrastados diversos dados estatísticos relevantes (económicos, turísticos e sociais) provenientes de fontes de informação oficiais dos portais INE e Pordata. A segunda variável consiste na análise de todas as pesquisas online realizadas nos principais motores de busca, ajudando a entender a procura proactiva existente por todos os municípios portugueses. Por fim, a terceira variável consiste na performance dos canais de comunicação dos municípios, nomeadamente nos seus sites oficiais e páginas em redes sociais.
Em Negócios (Investimento), foi considerada a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas. Em Visitar (Turismo), foi tida em conta a taxa de ocupação hoteleira. Em Viver (Talento), foram consideradas, não só as taxas de desemprego e de criminalidade, mas também, o poder de compra de cada munícipe, relativamente à média nacional.
“O Portugal City Brand Ranking mede a performance e o impacto da marca de cada município com dados puramente quantitativos, por exemplo, a categoria de Talento (Viver) não avalia o melhor sítio para viver em Portugal, uma vez que este é um tema que varia consoante a percepção, ambição e prioridades de cada cidadão (rural vs urbano, interior vs litoral, etc.). O mesmo se aplica às dimensões de Investimento e Exportações (Negócios) e de Turismo (Visitar). Melhores posições no ranking são por norma reveladoras de melhor estratégia de promoção e estruturação, de mais visibilidade, mais procura proactiva, melhores plataformas online e redes sociais e melhores indicadores estatísticos nas várias categorias. Em resumo, uma marca mais forte“, de acordo com a Bloom Consulting.