Ranking dos Municípios: quais são os melhores para viver, visitar e fazer negócios em 2022?

Município de Aguiar da Beira ocupa a 259.ª posição a nível nacional (subindo 12 lugares) e a 84.ª na Região Centro (subindo 6 lugares).

Bloom Consulting divulgou recentemente a 8.ª edição do seu estudo anual que classifica o desempenho dos municípios e das suas marcas. Lisboa, Porto e Cascais continuam a liderar o ranking nacional que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida nos 308 municípios portugueses. De notar ainda que Lisboa e Porto lideram o ranking nas três categorias. Nos últimos lugares da tabela surgem este ano apenas municípios da Região Autónoma dos Açores e do Alentejo.

O top 10 do estudo pode ser visto na tabela seguinte, que mostra ainda que não houve alterações nos 7 primeiros classificados em relação a 2021.

Na Região Centro, as cidades de Coimbra, Aveiro e Leiria também continuam a ocupar os três primeiros lugares da tabela, com Viseu a surgir logo na 4.ª posição (14.ª a nível nacional ⁠— subiu uma posição) e a Guarda a ocupar a 9.ª posição (46.ª a nível nacional ⁠— desceu uma posição). Não houve alterações na posição dos primeiros 6 classificados.

Desempenho do Município de Aguiar da Beira no Ranking

O Município de Aguiar da Beira ocupa este ano a 259.ª posição a nível nacional, subindo 12 posições em relação a 2020. Na lista da Região Centro, o Município de Aguiar da Beira subiu 6 lugares, para a 84.ª posição.

Segundo a Bloom Consulting os tópicos mais procurados em motor de busca, no mundo inteiro, sobre Aguiar da Beira, foram: ‘Câmara Municipal’ (35%); ‘Restaurantes’ (13%); ‘Acesso à Saúde’ (7%); ‘Crime’ (7%); ‘Parques Aquáticos’ (6%) e ‘Hotéis’ (6%). Em 2020 tinham sido ‘Marcos Urbanos’ (38%), ‘Restaurantes’ (11%), ‘Hotéis’ (6%), ‘Qualidade de Vida’ (6%), ‘Parques de Diversão’ (6%) e ‘Empregos’ (4%).

Na tabela seguinte podemos ver a evolução da posição do Município de Aguiar da Beira no ranking nacional, nos três parâmetros avaliados, ao longo das oito edições.

No gráfico seguinte vemos a evolução da posição do Município de Aguiar da Beira no ranking geral durante o mesmo período de tempo.

Na tabela seguinte podemos ver a evolução da posição do Município de Aguiar da Beira no ranking regional, nos três parâmetros avaliados, ao longo das oito edições.

E no gráfico seguinte vemos a evolução da posição do Município de Aguiar da Beira no ranking regional durante o mesmo período de tempo.

Os dados de ambos os rankings, nacional e regional, mostram uma tendência positiva desde 2019, depois de um período misto entre 2014 e 2018.

Relativamente aos três parâmetros analisados, podemos ainda verificar que, tanto no ranking nacional como no ranking regional, o Município de Aguiar da Beira apresenta, em 2022, o melhor resultado na categoria Visitar (subindo 24 posições no ranking nacional e 8 posições no ranking regional). No ranking nacional o pior resultado surge na categoria Viver (onde o Município desceu 11 posições) e no ranking nacional na categoria Negócios (onde desceu 2 posições).

A presença online do Município melhorou significativamente no desempenho do website (passou de 0,93 para 2,69 em 7) mas piorou no desempenho das redes sociais (passou de 1,02 para 0,96 em 7).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.