Ranking dos municípios: quais são os melhores para viver, visitar e fazer negócios em 2019?

Município de Aguiar da Beira ocupa a 284.ª posição a nível nacional e a 95.ª na Região Centro, perdendo doze lugares em relação ao ano passado.

Bloom Consulting divulgou recentemente a sexta edição do estudo anual que mede como os municípios são vistos e classifica o desempenho da marca dos concelhos. Lisboa, Porto e Cascais voltam novamente a liderar o ranking nacional que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida dos 308 municípios portugueses.

Top 10 nacional. Bloom Consulting

Na Região Centro, as cidades de Coimbra, Aveiro e Leiria compõem mais uma vez o pódio, com Viseu a surgir logo na 4.ª posição (20.ª a nível nacional) e a Guarda, também novamente, na 11.ª posição (49.ª a nível nacional).

Top 10 da Região Centro. Bloom Consulting

No fim da tabela da Região Centro encontram-se principalmente municípios dos distritos da Guarda, Leiria, Viseu e Castelo Branco.

Últimos classificados da Região Centro. Bloom Consulting

O Município de Aguiar da Beira ocupa esta ano a 284.ª posição a nível nacional e a 95.ª na Região Centro, estando, por isso, nos últimos 25 lugares da tabela nacional. Em 2018 ocupava a 272.ª posição no ranking nacional e a 90.ª na região. Segundo a Bloom Consulting o tópico mais procurado online foi “outros serviços municipais”, com 24,40% das pesquisas totais relativas ao Município de Aguiar da Beira. No ranking de 2018 as buscas incidiram essencialmente sobre o tópico “alojamento”.

Na tabela seguinte podemos ver a evolução do concelho no ranking, nos três parâmetros avaliados, ao longo dos últimos seis anos.

No gráfico seguinte vemos a evolução do Município no ranking geral ao longo dos mesmos seis anos.

Por forma a medir o desempenho socioeconómico de todos os municípios portugueses, nas suas dimensões de Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento), a Bloom Consulting analisou vários tipos de dados provenientes de fontes oficiais, onde cada dimensão possui um indicador principal e indicadores complementares, que procuram medir com eficácia o desempenho da marca de cada município nas suas três dimensões.

Os indicadores principais da 1.ª variável nas dimensões Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento), são, respetivamente, os seguintes: Dados económicos, Dados turísticos e Dados sociais. Por forma a detetar tendências e volatilidade destes indicadores, foram consideradas variações ao longo do tempo. Estes indicadores permitem avaliar a atividade empresarial, a dimensão da indústria turística e os movimentos migratórios populacionais em cada município.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *