Quase metade da Europa está a sofrer com falta de água no solo devido a seca severa

Cartografia europeia da seca mostra que 45% do território europeu apresenta um défice de humidade no solo e 13% está em situação de alerta.

Crédito: European Union, Copernicus Sentinel.

Uma grande parte da Europa está atualmente gravemente afetada pelas condições da seca. Estas condições foram agravadas pelas primeiras e intensas ondas de calor que afetaram o continente no início do Verão de 2022.

A visualização acima, baseada em dados do Observatório Europeu da Seca (EDO) do Serviço de Gestão de Emergências Copérnico (CEMS), mostra os valores do Indicador Combinado de Seca durante a primeira metade de Julho de 2022. De acordo com estes dados, 45% do território europeu está sob aviso, enquanto que 13% está em situação de alerta.

Pode obter informação adicional relativa à seca em curso na Europa no relatório recentemente publicado pela EDO (em Inglês).

Em Portugal, o ano hidrológico é o segundo mais seco desde 1931. Os valores de precipitação têm sido inferiores ao normal em quase todos os meses, à exceção de Março de 2022. Esta situação foi agravada pelas intensas ondas de calor que afetaram o continente europeu no início deste Verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *