Concelho

Programa de Apoio “Empreende Já” apresentado nesta terça feira, em Aguiar da Beira

É já nesta terça feira, 7 de fevereiro, a partir das 10h30, que o programa “Empreende Já” é apresentado no Auditório Municipal.

A sessão pública é destinada a jovens entre os 18 e os 29 anos, que não estão em situação de emprego, formação ou educação.

A ação é promovida pelo CLDS 3G Aguiar no Coração em parceria com o IPDJ, o GIP de Aguiar da Beira, o IEFP de Viseu e com o da Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

O Programa “Empreende Já”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), foi lançado no passado dia 20 de dezembro de 2016, e tem como objetivo geral o apoio à empregabilidade de jovens NEET (Neither in Employment nor in Education or Training) – jovens entre os 18 e 29 anos que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação.

Os objetivos específicos do programa são, nomeadamente:

– promover uma cultura empreendedora centrada na criatividade e na inovação através do apoio ao desenvolvimento de projetos que visem a constituição de empresas ou de entidades da economia social;

– apoiar a capacidade de jovens NEET através de formação, aumentando os seus níveis de empregabilidade;

– apoiar a constituição de empresas ou de entidades da economia social, bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens NEET.

O programa terá duas edições entre 2016 e 2018. Cada edição é implementada por duas ações distintas:

  • a ação 1 traduz-se no apoio ao desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria);
  • a ação 2 apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da ação 1.

O IPDJ pretende envolver, na ação 1 deste programa, 630 jovens NEET e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.

Os jovens empreendedores terão, durante 6 meses:

  • uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1.65 do IAS (Indexante de Apoio Social);
  • os que passarem para a segunda ação receberão 10 000 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada. Este segundo apoio financeiro, implica o compromisso de manter a entidade em atividade durante 2 anos.

A sessão pública de apresentação do programa “Empreende Já” em Aguiar da Beira é promovida pelo CLDS 3G Aguiar no Coração em parceria com o IPDJ, o GIP de Aguiar da Beira, o IEFP de Viseu e com o da Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

Sabe mais em http://juventude.gov.pt/EMPREGO/EMPREENDE-JA/Paginas/Empreende-Ja.aspx

http://aguiarnocoracao.pt/2017/02/02/empreende-ja-apresentacao-de-programa-de-apoio-a-empregabilidade-em-aguiar-da-beira/

Candidata-te em https://eja.juventude.gov.pt.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *