Mundo,  Notícias

Portugueses são os Europeus que mais defendem a vacinação contra a Covid-19

De acordo com os resultados de um inquérito divulgados esta sexta-feira pelo Eurobarómetro, os portugueses são os Europeus que mais consideram que os benefícios da vacina contra a Covid-19 superam os riscos (87%) e que mais defendem o dever cívico da vacinação (86%).

© European Union 2021 – Source : EP; Mathieu CUGNOT

De acordo com um inquérito encomendado pelo Parlamento Europeu, 87% dos portugueses concordam ou tendem a concordar que os benefícios das vacinas contra a Covid-19 compensam os seus riscos, o valor mais alto dos 27 estados-membros e 15% acima da média da União Europeia (UE)  que foi 72%. Ainda, dos inquiridos em Portugal, 54% concordam ou tendem a concordar (32%) que vacinar-se contra a Covid-19 é um dever cívico, sendo este também o valor mais alto entre os estados-membros.

No que diz respeito ao combate à pandemia de coronavírus SARS-CoV-2, a grande maioria dos portugueses (82%) estão satisfeitos (58%) ou muito satisfeitos (24%) com a forma como o Governo geriu a estratégia de vacinação.

Questionados sobre a gestão que a UE tem feito da estratégia de vacinação, 84% dos portugueses estão satisfeitos (69%) ou muito satisfeitos (15%) e 89% concordam (36%) e tendem a concordar (53%) que a UE está a desempenhar um papel fundamental para garantir o acesso às vacinas contra a Covid-19 em Portugal. As médias da UE são de, respectivamente, 49% e 64%.

Os portugueses são ainda os Europeus que mais concordam que o Certificado Digital de Vacinação Covid-19 é a forma mais segura de viajar livremente na Europa durante a pandemia.

O inquérito foi feito online pela empresa Ipsos European Public Affairs entre 17 e 25 de Agosto de 2021, com 26.459 inquiridos a partir dos 15 anos em todos os 27 estados-membros. A amostra foi composta por 500 entrevistas no Luxemburgo, Chipre e Malta e 1000 nos restantes países europeus.

Os resultados completos do inquérito, em Inglês, podem ser consultados aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *