Concelho

Piquenique junta mais de 500 pessoas em Aguiar da Beira

Encontro foi grande momento de demonstração cultural e de convívio entre freguesias do concelho na Feira das Atividades Económicas de Aguiar da Beira.

Mais Aguiar da Beira.

O Piquenique Intergeracional Aguiar no Coração realizou-se durante a tarde do passado 30 de julho, no recinto da Feira das Atividades Económicas do concelho de Aguiar da Beira. Avós, filhos, netos e famílias do concelho celebraram a partilha de merendas, saberes e tradições, com muita animação e ainda com a celebração do Dia Mundial dos Avós e do regresso dos emigrantes.

Uma tarde repleta de festa e alegria com teatros, recriação de histórias, hábitos e artes tradicionais, protagonizadas pelas gentes das freguesias do concelho, membros da Oficina das Tradições do 60 Mais Social Clube do CLDS 3G Aguiar no Coração.

Houve ainda a demonstração ao vivo da produção de cestos de palha, as memórias da emigração para Lisboa, França e Suíça, a representação das ceifas do pão, do ciclo do azeite, do linho e da resina, da feira e dos serões da aldeia, com a exposição de peças únicas produzidas em lã e de roupas recicladas, entre outras exibições. Não faltou a música, com cânticos populares das freguesias e a atuação dos grupos de música popular Raízes da Terra, concertinas Clave de Sol e concertinas Os Abadenses.

Mais Aguiar da Beira.

O encerramento do piquenique ficou marcado por um momento especial de unidade e identidade do concelho, com a exibição de uma toalha gigante, com 21 metros de comprimento e 3 metros de largura, elaborada com panos, renda e bordados pelos participantes na Oficina das Tradições, das 10 freguesias do concelho.

Sobre o relvado, a longa toalha depressa se encheu de petiscos e iguarias bem tradicionais das nossas terras, como o pão, queijo, enchidos, presunto, farinheira e bacalhau com ovos, torresmos, peixinhos da horta, bolo de azeite, bola de carne, fritas, filhoses, vinho, entre outras coisas.

O encontro teve como objetivo homenagear a figura dos avós na esfera familiar, o regresso dos emigrantes aguiarenses em período de férias, promover a confraternização e a transferência de conhecimento e saberes entre gerações, tendo-se criado um verdadeiro ambiente de alegria e partilha.

O piquenique foi promovido, pela segunda vez consecutiva, pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, no âmbito da atividade 60 Mais Social Clube, e teve o apoio do Município de Aguiar da Beira, das juntas de freguesia e das instituições sociais do concelho.

A reportagem fotográfica do piquenique pode ser vista aqui.

Mais Aguiar da Beira.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *