O Pe. Silvério Cardoso comemora esta segunda-feira, 1 de Julho de 2024, os 60 anos desde que assumiu os destinos da Paróquia de Carapito. A sua irmã, Antónia Cardoso, que sempre o acompanhou durante toda a vida de sacerdote, tem sido um pilar de apoio durante toda a caminhada.
A 1 de julho de 1964 o padre Silvério Cardoso apresentou-se em Carapito para assumir os destinos da paróquia.
Nascido a 1 de setembro de 1937 no lugar de Pereiro, freguesia de Sátão, concluiu a sua formação como clérigo em 1962. Ao longo da sua vida como sacerdote fez serviço nas paróquias de Eirado, Valverde, Cortiçada, Dornelas, Queiriz e Vila Longa, para além de Carapito, onde se fixou. Lecionou ainda Educação Musical e Religião e Moral e Católica na Escola de Aguiar da Beira.
Iniciou em Carapito a Liga Eucarística dos Homens, deu continuidade à Ação Católica, Irmandade das Almas e Sagrado Coração de Jesus. Também deu apoio à Juventude Mariana Vicentina. Fundou o Centro de Dia de Carapito, que abriu portas a 1 de devereiro de 1993.
Ao longo destes 60 anos tem acompanhado várias gerações de carapitenses. Organizou excursões pelo país e pelo estrangeiro, outra das suas marcas distintivas.
Juntamente com a sua irmã, Antónia Cardoso, organizaram teatros, danças e cantares.
Carapito prestou-lhe homenagem a 11 de Maio de 2014, quando comemorou 50 de serviço à paróquia de Carapito. Este ano, a 12 de Maio, a homenagem foi renovada, agora em comemoração dos 60 anos em Carapito.
Bom padre Silvério Cardoso e ele antigamente ajudava bem as pessoas eu já foi ajudante dele sou de Valverde obrigado e felicidades que dure mais uns anos