Concelho,  Região

Padre José Cardoso vai ser arcipreste de Aguiar da Beira e Sátão

Pe. José Cardoso Almeida (foto DaoeDemo).
Pe. José Cardoso Almeida (foto Dão e Demo, Diário Digital).

A diocese de Viseu irá passar a ter apenas 6 arciprestados em vez dos anteriores 17. Esta reformulação resulta de uma proposta aprovada em Sínodo e cujo objetivo é a organização das paróquias em unidades pastorais.

Assim, os 6 arciprestados irão organizar-se da seguinte forma:

1. Arciprestado da Beira Alta – integra os anteriores arciprestados da Beira Alta, de Fornos de Algodres, de Nelas e de Penalva do Castelo e tem como Arcipreste o Pe. Nuno Miguel Azevedo.
2. Arciprestado de Besteiros – integra os anteriores arciprestados de Besteiros, de Carregal do Sal, de Santa Comba Dão e de Tondela e tem como Arcipreste o Pe. Carlos Casal.
3. Arciprestado de Lafões – integra os arciprestados de Oliveira de Frades, de S. Pedro do Sul e de Vouzela e tem como Arcipreste o Pe. Mário Dias.
4. Arciprestado de Viseu Rural – integra, além dos dois anteriores Rural 1 e 2, também o arciprestado de Mões, tendo como Arcipreste o Pe. Paulo Diamantino Rodrigues.
5. Arciprestado de Viseu Urbano – integra, para além da configuração anterior, as paróquias de Campo de Madalena e Fragosela, que deixam a configuração rural e tem como Arcipreste o Pe. José Henrique Santos.
6. Arciprestado do Dão – integra os arciprestados de Aguiar da Beira e de Sátão e tem como Arcipreste o Pe. José Cardoso Almeida.

Estas propostas irão ser refletidas e apresentadas como Constituições Sinodais que se tornarão orientação pastoral, a partir de 23 de Julho de 2016, dia em que se encerrarão as celebrações do Jubileu dos 500 anos da nossa Catedral.

O Pe. José Cardoso irá substituir o Pe. Ivan Babchuc que passou a ser Vigário Paroquial de Nelas, Carvalhal Redondo, Senhorim e Vilar Seco.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *