Infraestruturas de Portugal diz que o condicionamento deverá prolongar-se “por um período estimado de 30 dias”.
De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), o antigo IP5 vai ter o trânsito condicionado a partir desta sexta-feira, 22 de Novembro, devido às obras para construção de uma nova ligação ao Parque Empresarial do Mundão e para a continuação dos trabalhos de execução dos ramos de acesso ao ex-IP5.
“A partir do próximo dia 22 de Novembro e por um período estimado de 30 dias, será implementada redução de velocidade e estreitamento de via, no sentido Viseu-Mangualde, entre os quilómetros 94 e 97, estando garantidas duas vias de circulação“, referiu a IP.
A IP apela aos condutores para que tenham a “melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação possa provocar, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e, fundamentalmente, dos seus utilizadores“.
A IP diz ainda que “decorrem a bom ritmo os trabalhos de construção da nova ligação entre a A25/IP5 e a EN229, na Zona Empresarial do Mundão, com a execução de trabalhos para a regularização de taludes e execução de órgãos de drenagem e continuação dos trabalhos de execução da estrutura de uma Passagem Inferior“.
O investimento foi promovido pelo PRR — Plano de Recuperação e Resiliência, financiado pela União Europeia, tem como principais objetivos:
- Reduzir o tempo de percurso até à rede estruturante, em especial para os veículos pesados de mercadoria;
- Garantir a entrada e saída de mercadorias de forma mais eficiente e económica;
- Fomentar o crescimento económico da região;
- A melhoria das condições de segurança rodoviária.