
No aniversário de Vera Leisner, nascida há 135 anos, a Biblioteca de Arqueologia da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) destaca a obra de Georg e Vera Leisner, através de uma pequena exposição bibliográfica, que se prolongará até 30 de abril de 2020.
“Esta é a quadragésima quarta exposição de uma série que destacou a obra dos autores com bibliografia no acervo da BA que mantiveram uma correspondência com Georg e Vera Leisner, testemunhada pelo acervo da correspondência trocada pelo casal Leisner, que integra o Arquivo Leisner, depositado na biblioteca“, refere a nota da DGPC.
Aos 79 anos, em 1964, Vera Leisner iniciou uma nova fase das investigações nas Beiras, contando com o apoio de João Castro Nunes, Leonel Ribeiro, António Augusto Tavares e Hermanfrid Schubart. A intensa fase de investigação no Megalitismo das Beiras decorreu até ao final da sua vida, em 1972.
O núcleo dolménico de Carapito foi escavado por Vera Leisner e Leonel Ribeiro, em 1966. Os resultados deste trabalho deram origem a uma publicação de 50 páginas na revista alemã Madrider Mitteilungen, em 1968, com o título “Die Dolmen von Carapito”. Mais tarde, Domingos Cruz e Raquel Vilaça participaram nos trabalhos de escavação e restauro de que o Dólmen I foi alvo, em 1990, dos quais resultaram estes dois trabalhos:
-
Trabalho de Escavação e Restauro do Dólmen 1 do Carapito (Aguiar da Beira, Dist. da Guarda) — Resultados preliminares, Trabalhos do Instituto de Antropologia “Dr. Mendes Corrêa”, Porto, 1990
-
O Dolmen 1 do Carapito (Aguiar da Beira, Guarda): Novas Datações de Carbono 14, Actas do Seminário “O Megalitismo no Centro de Portugal”, Viseu, 1994

Com esta exposição de dupla homenagem, chega ao fim este ciclo de pequenas exposições bio-bibliográficas, que a BA apresentou ao longo dos últimos quatro anos. A exposição pode ser visitada no piso 2, ala norte.
Pode consultar aqui a da correspondência trocada pelo casal Leisner. E aqui pode consultar as suas biografias.
As biografias dos investigadores que foram destacados na série de exposições permanecerá para consulta em http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/biografias/.
Se estiver ou passar por Lisboa nos próximos meses não deixe de visitar esta exposição da qual, por certo, o Dólmen I de Carapito também fará parte.
