Carapito,  Mundo,  País

Obra de Georg e Vera Leisner em destaque na Biblioteca de Arqueologia da DGPC

Vera Leisner. DGPC

No aniversário de Vera Leisner, nascida há 135 anos, a Biblioteca de Arqueologia da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) destaca a obra de Georg e Vera Leisner, através de uma pequena exposição bibliográfica, que se prolongará até 30 de abril de 2020.

Esta é a quadragésima quarta exposição de uma série que destacou a obra dos autores com bibliografia no acervo da BA que mantiveram uma correspondência com Georg e Vera Leisner, testemunhada pelo acervo da correspondência trocada pelo casal Leisner, que integra o Arquivo Leisner, depositado na biblioteca“, refere a nota da DGPC.

Aos 79 anos, em 1964, Vera Leisner iniciou uma nova fase das investigações nas Beiras, contando com o apoio de João Castro Nunes, Leonel Ribeiro, António Augusto Tavares e Hermanfrid Schubart. A intensa fase de investigação no Megalitismo das Beiras decorreu até ao final da sua vida, em 1972.

O núcleo dolménico de Carapito foi escavado por Vera Leisner e Leonel Ribeiro, em 1966. Os resultados deste trabalho deram origem a uma publicação de 50 páginas na revista alemã Madrider Mitteilungen, em 1968, com o título “Die Dolmen von Carapito”. Mais tarde, Domingos Cruz e Raquel Vilaça participaram nos trabalhos de escavação e restauro de que o Dólmen I foi alvo, em 1990, dos quais resultaram estes dois trabalhos:

Vera e Georg Leisner. DGPC

Com esta exposição de dupla homenagem, chega ao fim este ciclo de pequenas exposições bio-bibliográficas, que a BA apresentou ao longo dos últimos quatro anos. A exposição pode ser visitada no piso 2, ala norte.

Pode consultar aqui a da correspondência trocada pelo casal Leisner. E aqui pode consultar as suas biografias.

As biografias dos investigadores que foram destacados na série de exposições permanecerá para consulta em http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/biografias/.

Se estiver ou passar por Lisboa nos próximos meses não deixe de visitar esta exposição da qual, por certo, o Dólmen I de Carapito também fará parte.

Vera Leisner em trabalhos de escavação em Viseu. DGPC

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *