Municípios da região ao lado da Guarda na candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Acordo Intermunicipal reforça candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027.

Os 14 municípios do Distrito da Guarda e três do Distrito de Castelo Branco assinaram nesta sexta-feira, 18 de janeiro, um Acordo Intermunicipal de Cooperação tendo em vista a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, em 2027.

O protocolo visa estabelecer um modelo estratégico de cooperação com outros municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE). Além de todos os municípios integrantes da CIMBSE (Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Pinhel, Sabugal, Belmonte, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia, Manteigas, Fundão e Covilhã), associaram-se à Guarda também os municípios de Vila Nova de Foz Côa e Aguiar da Beira. “São 17 municípios e mais de 250 mil habitantes que se juntam numa candidatura do território pela cultura”, salientou o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro.

A Câmara da Guarda pretende assim elaborar um Plano de Ação que seja adequado a articular as diferentes estratégias locais, aproveitando as economias de escala que a partilha de recursos e a participação em redes proporcionam.

A sessão decorreu no Museu da Guarda, coincidindo com o encerramento do 3.º Salão de Outono — Fechado para Obras.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *