
O troço da Linha da Beira Alta entre Celorico da Beira e Vilar Formoso reabriu a 25 de Novembro de 2024 ao serviço de passageiros, após o encerramento para obras a 19 de Abril de 2022.
Em Dezembro, na estação da Guarda, o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, comprometeu-se com a reabertura completa da Linha até ao final de Março de 2025. “Temos o compromisso, dado por mim, pelo primeiro-ministro, pelo Governo e pela IP, de que no primeiro trimestre do próximo ano teremos as obras concluídas dos restantes troços“, disse na altura.
No entanto, notícias recentes dizem que a reabertura completa da Linha já não se irá verificar até ao final de Março, mas sim em Junho ou Julho, dado que ainda não haverá ainda condições para iniciar a exploração comercial e a circulação de comboios de mercadorias ainda não tem previsão de abertura.
“A RTP sabe também que, numa primeira fase, só está prevista a circulação de comboios de passageiros, e que vão continuar, ainda durante muitos meses, os trabalhos de acabamento das infraestruturas e de estabilização da própria linha e do tabuleiro ferroviário, o que poderá contribuir para outro problema: a prometida criação, na Guarda, do primeiro Porto Seco do país, que ainda aguarda o investimento inicial por parte do estado“.
“Na Linha da Beira Alta, ao que se sabe, a principal razão apontada tanto pela IP como pelo conçórcio responsável pelas obras é a capacidade do mercado em garantir subempreiteiros, mão de obra e equipamentos suficientes para completar os trabalhos“.
Este é o quinto adiamento da reabertura da Linha da Beira, após o início das obras que poderão chegar aos 31 meses de atraso.