A expectativa é que os comboios comecem a circular no dia 12 de Novembro, apesar de alguns trabalhos continuarem depois dessa data.
A Linha da Beira Alta encontra-se encerrada à circulação ferroviária, no troço Pampilhosa — Guarda, desde o dia 19 de Abril de 2022. Depois de vários adiamentos na data de conclusão das obras de modernização, em Janeiro a Infraestruturas de Portugal (IP) tinha adiantado que esperava a reabertura da linha no dia 12 de Novembro de 2023, data que foi agora confirmada, apesar de não ser uma certeza absoluta.
“Estamos a fazer um esforço imenso em termos das nossas equipas e das equipas das quatro empreitadas que estão a correr. Estamos, de facto, comprometidos em reabrir a linha no dia 12 de Novembro”, afirmou o vice-presidente da IP no final de uma visita a um troço da obra entre Mangualde e Celorico da Beira.
Nos 193 quilómetros entre Pampilhosa e Vilar Formoso decorrem várias empreitadas que integram a renovação integral da via, incluindo a construção de algumas variantes, a renovação de dez estações, a eliminação de sete passagens de nível e a instalação de sinalização eletrónica.
“Uma das obras mais relevantes deste projeto é a construção da Concordância da Mealhada, para uma ligação mais eficiente à Linha do Norte, melhorando significativamente as viagens para Lisboa e Porto“, referiu o Governo.
O vice-presidente da IP acrescentou ainda tratar-se de “uma das maiores obras em curso em Portugal”, que representa “um investimento de praticamente 600 milhões de euros, integrado no programa Ferrovia 2020”.