Mundo,  País

InterRail gratuito chega a mais 40 mil jovens de 18 anos — objetivo é vir a oferecê-lo a todos

Projecto já permitiu oferecer passes grátis a milhares de jovens europeus. Na última fase de candidaturas 291 portugueses foram abrangidos. Em Maio abre novo concurso. Em 2019 vão poder concorrer ao programa Discover EU todos os jovens nascidos entre 2 de julho de 2000 e 1 de julho de 2001. Os passes vão permitir viajar de comboio em 31 países.

Há 16 milhões de euros disponíveis este ano para garantir passes de InterRail gratuitos a 40 mil jovens europeus de 18 anos. As candidaturas iniciam a 2 de Maio e decorrem até dia 16 desse mês. No entanto, o grande objetivo da Comissão Europeia é que os passes se tornem gratuitos para todos e que o InterRail possa ser uma experiência ao alcance de todos.

De momento, ainda não é possível oferecer passes gratuitos a todos os jovens europeus, por isso cada país irá receber um número relativo ao número de habitantes que tem.

As condições para concorrer são: ter 18 anos e ter nacionalidade de um dos Estados-membros da União Europeia. O procedimento é muito simples, basta a inscrição no site da DiscoverEu e ficar à espera de ser um dos contemplados. O custo do InterRail oferecido é de 258€, podendo o viajante utilizar o título durante um mês, por um período mínimo de um dia e máximo de 30 dias, entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020.

A primeira ronda de 2019 começa a 2 de maio de 2019, às 12 horas (Tempo Central da Europa), e termina a 16 de maio, novamente às 12 horas. Um botão “concorrer agora” irá aparecer na página oficial do programa, no próprio dia 2 de maio.

O DiscoverEU esclarece ainda que, quem tiver uma deficiência ou um problema de saúde que torne a sua viagem um desafio, só tem que contactar o programa, pois há condições especiais que permitem a viagem. E pode ainda juntar quatro amigos no seu grupo.

Os jovens viajam de comboio, mas há meios alternativos de transporte disponíveis, caso as condições meteorológicas, o tempo de viagem e a distância assim o obriguem.

Também vai ser possível organizar encontros e combinar planos de viagem com outros viajantes do DiscoverEU, através de um grupo no Facebook.

O programa começou em outubro de 2016, quando o deputado alemão Manfred Weber, presidente do grupo parlamentar dos democratas europeus, apresentou uma proposta ao Parlamento Europeu de oferecer um Interrail a todos os cidadãos nascidos ou legalmente residentes no território da UE assim que fizessem 18 anos. A proposta foi aprovada um ano depois e lançada em 2018.

Há ainda uma proposta no Parlamento Europeu para que se aumente o investimento no programa Erasmus que inclui a recomendação de mais dinheiro — e mais idades — para o Interrail gratuito. A Europa quer alargar esta oferta para o período de 2021 a 2027, pelo menos. No texto aprovado em março propõe-se que a iniciativa DiscoverEu seja acessível a pessoas com idades entre os 18 e os 20 anos.

O Interrail nasceu em 1972 para promover a mobilidade de jovens menores de 21 anos, sendo que, desde 1998, tornou-se utilizável em qualquer idade. Em 2018, a Itália foi o país mais visitado pelos viajantes com passe.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *