Iniciativa “No Poupar Está o Ganho” leva a educação financeira às salas de aula de Viseu Dão Lafões

Projeto da CIM Viseu Dão Lafões e da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda ensina alunos de 180 turmas da região a gerirem melhor o seu dinheiro.

©CIM VDL

O projeto de literacia financeira “No Poupar Está o Ganho” está de regresso às escolas da região Viseu Dão Lafões, para ensinar os alunos a gerir melhor o seu dinheiro. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e a Fundação António Cupertino de Miranda e vai alcançar mais de 3200 alunos, de 180 turmas, dos diferentes municípios da CIM.

O “No Poupar Está o Ganho” tem como grande objetivo transmitir aos alunos conhecimentos de educação financeira, para que tenham consciência da importância do dinheiro e adquiram competências que lhes permitam assumir comportamentos financeiros responsáveis, em temas como a poupança, o consumo responsável, a gestão e importância do dinheiro.

O projeto acontece pelo segundo ano consecutivo na região, abrangendo alunos entre o 3.º e o 6.º ano de escolaridade. De recordar que, no ano letivo passado, a CIM Viseu Dão Lafões participou pela primeira vez em “No Poupar Está o Ganho”, alargando este projeto, de forma inédita, à região Centro do País.

O programa proporciona aos alunos um vasto conjunto de atividades em sala de aula, que incluem o acesso a uma plataforma virtual com materiais didáticos, planos de aula, vídeos, exercícios, jogos e desafios. Os alunos terão, ainda, uma oportunidade de fazer uma visita online ao Museu do Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.

De assinalar ainda que o projeto inclui também sessões de formação para professores e interlocutores. Assim, todos os professores das turmas participantes vão ter ao dispor ações de formação online, acreditadas sob a modalidade de ações de formação de curta duração, num total de seis horas. Esta partilha de conhecimento visa capacitar os professores a sentirem-se preparados para aplicar nas suas escolas os conceitos de literacia financeira abordados ao longo do projeto, acompanhando a disponibilidade e ritmo de aprendizagem das suas turmas.

A primeiras ações de formação decorreram nos dias 15 de Dezembro (apresentação das funcionalidades da plataforma e tema “Planeamento e Gestão do Orçamento”) e 5 de janeiro (“Sistemas e Produtos Financeiros”), estando novas ações agendadas para os dias 12 de Janeiro (“Poupança”) e 19 de Janeiro (“Direitos e Deveres” e “Ética”).

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “com este projeto a CIM pretende fornecer aos alunos um conjunto de  ferramentas que vão ser importantes na sua vida quotidiana e na do seu agregado familiar. Esta iniciativa de literacia financeira deixa os alunos e, em consequência, as suas famílias mais bem preparados para a gestão diária do seu orçamento familiar”.

Este projeto educativo é mais uma iniciativa da CIM, em articulação com as nossas escolas, e que assume ainda mais importância nos tempo difíceis que todos estamos a viver, nomeadamente com a inflação e o aumento do custo de vida de todas as famílias. Pelo segundo ano consecutivo teve grande adesão por parte da comunidade educativa”, acrescenta Nuno Martinho.

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