Concelho

Inauguração da exposição itinerante “Crescer” em Aguiar da Beira

Exposição da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, “Crescer – Pelo Sucesso do Passado Projetamos o Futuro”, patente em Aguiar da Beira.

Crescer_1
Fotos Município de Aguiar da Beira.

Foi inaugurada no dia 26 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira, a exposição itinerante “Crescer – Pelo Sucesso do Passado Projetamos o Futuro“, organizada pela CIM Viseu Dão Lafões.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Prof. Joaquim Bonifácio, da Vice-presidente, Dr.ª Rita Mendes, do Vereador, Eng.º José Tavares, do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Dr. José Morgado Ribeiro e do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Dr. Nuno Martinho.

Crescer_2Crescer_3

A exposição pretende dar a conhecer os investimentos realizados pelos 14 municípios integrados na CIM Viseu Dão Lafões, no âmbito do contrato de subvenção global com o Programa Mais Centro, do QREN.

Ali pode ser experienciado por todos o esforço realizado para a execução da estratégia de desenvolvimento, que foi suportada em três grandes eixos: Competitividade, Inovação e Conhecimento; Valorização do Espaço Regional e Coesão Local e Urbana.

O objetivo do primeiro eixo foi a promoção do empreendedorismo e do emprego jovem, o desenvolvimento da sociedade do conhecimento, a promoção do ordenamento e qualificação de espaços de localização empresarial e de transferência de tecnologia e a capacitação institucional e modernização administrativa. O segundo eixo teve como objetivo promover a valorização e a salvaguarda do património cultural, dos equipamentos culturais, o acesso à fruição e participação em atividades culturais e a reabilitação ambiental e do património cultural. Finalmente, o terceiro eixo foi dedicado à valorização de recursos específicos do território, ao reforço da identidade da região e à qualificação integrada dos espaços sub-regionais.

Crescer_4

No âmbito do anterior quadro de apoio, entre 2007 e 2015, o concelho de Aguiar da Beira foi contemplado com as seguintes investimentos: beneficiação das acessibilidades intermunicipais entre o limite do concelho de Penalva do Castelo, passando pelo concelho de Sátão, até ao cruzamento da E.N 229; arruamentos em Mosteiro – trabalhos complementares; requalificação do Largo do Pelourinho e zona envolvente de Pena Verde; infraestruturas da vila – 1ª fase, segundo adiantou o município em comunicado.

A exposição está aberta ao público na Biblioteca Municipal até dia 10 de fevereiro, entre as 09h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *