Guarda fora da corrida a Capital Europeia da Cultura em 2027

Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada são as quatro cidades que passaram à fase final das candidatas portuguesas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027. A Guarda era uma das 12 candidatas em Portugal.

Em 2027, Portugal e Letónia vão acolher a Capital Europeia da Cultura. No ano passado, 12 cidades portuguesas submeteram a sua candidatura: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

A lista com as quatro cidades que passaram a fase de pré-seleção foi divulgada esta sexta-feira, no Centro Cultural de Belém (CCB), por um júri internacional composto por 12 especialistas. Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foram as quatro escolhidas, tendo por base a análise dos Dossiês de Candidatura e as audiências com as delegações de cada cidade, realizadas nos dias 8, 9 e 10 de Março, no CCB.

Estas quatro cidades terão agora a oportunidade de continuar a trabalhar no seu processo de candidatura e de preparar um segundo dossiê com base nas recomendações do júri. O processo culmina com a entrega do dossiê final, seguida de uma visita de representantes do júri às cidades selecionadas e por uma nova audição com o júri internacional.

O nome da cidade portuguesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 será divulgado entre o final de 2022 e o início de 2023.

Todos os anos, duas a três cidades detêm o título de Capital Europeia da Cultura. As Capitais Europeias da Cultura em 2022 são Kaunas (Lituânia), Esch-sur-Alzette (Luxemburgo) e Novi Sad (Sérvia).

As próximas Capitais Europeias da Cultura serão as seguintes:

  • Veszprém (Hungria), Elefsina (Grécia) e Timisoara (Roménia) em 2023
  • Tartu (Estónia), Bad Ischl (Áustria) e Bodø (Noruega) em 2024
  • Chemnitz (Alemanha) e Nova Gorica (Eslovénia) em 2025
  • Oulu (Finlândia) e Trencin (Eslováquia, na pendência de confirmação oficial) em 2026.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.