Notícias,  País,  Região

Guarda continua a ser o segundo distrito do país com mais idosos a viverem sozinhos e/ou isolados

Guarda ocupa mais uma vez o segundo lugar entre os distritos com mais idosos a viverem sozinhos e/ou isolados. Vila Real é o distrito que lidera a tabela, segundo o levantamento do Censos Sénior 2020.

GNR

Segundo o balanço divulgado pela GNR este sábado no âmbito da Operação Censos Sénior 2020, Portugal tem mais de 42 mil idosos em situação de isolamento. O distrito de Vila Real concentra o maior número de casos (5.065), seguido pelo distrito da Guarda (4.585).

A operação realizada durante o mês de Outubro com o objectivo de “identificar a população idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada“, sinalizou 42.439 idosos a viver sozinhos ou em situação de vulnerabilidade nos 18 distritos do país. Na edição de 2019 eram 41.868 idosos.

Durante o levantamento os militares da GNR alertaram ainda os idosos “para a adopção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla ou furto“, bem como para as melhores formas de prevenir comportamentos de risco e adoptar medidas preventivas de propagação da pandemia de Covid-19.

A Operação “Censos Sénior” é realizada desde 2011, sendo a base de dados geográfica periodicamente actualizada pela GNR. Os idosos sinalizados são acompanhados através de visitas regulares às suas residências.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *