País

Governo vai lançar Programa de Capacitação Turística para os Municípios

O Governo vai lançar um programa de capacitação turística dirigido às câmaras municipais para alargar o turismo a todo o território. A iniciativa será dinamizada, entre setembro e dezembro, pela secretaria de Estado do Turismo e financiada através do Turismo de Portugal.

Esta capacitação dos municípios permitirá criar uma rede de técnicos especializados em turismo para promover o desenvolvimento turístico das zonas com menos tradição em termos de atividade turística, alargando cada vez mais o turismo a todo o território”, indicou a secretaria de Estado num comunicado.

De acordo com informação veiculada pela tutela, o programa de formação será ministrado nas Escolas de Hotelaria e Turismo de cada uma das NUT II (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve) e também nas regiões autónomas.

Em causa estão temas como a capacitação dos destinos, estruturação de produtos turísticos, captação de investimento turístico, dinamização de redes locais, marketing territorial e digital, inovação em turismo, mercados, produção de conteúdos, bem como instrumentos de apoio ao turismo.

Este programa surge como resposta a uma necessidade identificada de capacitação de recursos nas câmaras na área do turismo”, descreve a secretaria de Estado, acrescentando que as atividades, que vão decorrer ao longo de três meses, serão financiadas em 50% pelo Turismo de Portugal.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, diz que este programa “é uma oportunidade para criar condições de atratividade e de estruturação de oferta em municípios que não são tradicionalmente destinos turísticos e em que o turismo pode assumir um papel importante na estratégia de desenvolvimento”.

Por sua vez, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, sublinha que “o turismo pode ser um factor diferenciador para o desenvolvimento dos municípios e para a fixação de população, nomeadamente no interior”.

As candidaturas estarão abertas a todos os municípios a partir de 7 de maio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *