Carapito

Festa em Honra da Padroeira de Carapito

Padroeira2

A festa em honra da Padroeira de Carapito, Nossa Senhora da Purificação, realizou-se este ano nos dias 13 e 14 de fevereiro, já em plena Quaresma, alteração que se deveu ao rígido calendário de outras festas e também eleições.

No dia 2 (o dia próprio) já tinha havido missa solene, mas ainda assim as mordomas, Diana Pinto e Eva Pires, decidiram fazer a festa no passado fim de semana.

Tudo começou com um bailarico bastante composto, que teve lugar no salão do CCRC (dado que a quantidade de chuva que caiu nessa noite também não permitiu que fosse noutro lugar) a começar tarde e a acabar também na madrugada de domingo.

Padroeira1

No domingo os andores esperavam na Igreja Paroquial a oportunidade para saírem à rua, dado que houve chuva, neve e sol, sempre com muito frio, mas que ainda assim à hora marcada foi o sol quem levou a melhor e a procissão pôde mesmo realizar-se.

Para o mesmo dia estava também marcada a tradicional arrematação de carnes, que às condições climatéricas acabou por não se realizar, ficando agenda para o próximo domingo, 21.

E assim se festejou a Padroeira, a merecer cada vez mais o seu espaço no calendário festivo religioso de Carapito.

Foram nomeadas para realizar a festa no próximo ano as mordomas Joana Santos e Vera Bento.

José Gabriel Pires

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *