Carapito

Festa de São Sebastião sem chuva e com boa participação

A festa de São Sebastião em Carapito é normalmente acompanhada de muito frio, chuva a maior para das vezes e só de vez em quando algum sol. Este ano, a chuva não apareceu, o frio foi moderado e o sol brilhou quase todo o tempo, não fossem algumas nuvens que apareceram no domingo.

Quanto à festa em si, começou logo na sexta-feira, com a abertura do bar, com o cepo e já com algumas chouriças assadas. No sábado, a seguir ao jantar, a banda INNEM trouxe animação ao recinto enquanto várias dezenas de Carapitenses e visitantes assistiam, dançavam, reuniam-se junto ao cepo ou visitavam o bar. Mais uma vez a chouriça assada marcou presença, mas também o presunto. À meia noite ainda houve fogo de artifício, que iluminou os céus de Carapito.

No domingo, depois da alvorada com morteiros, o Grupo de Bombos de Carapito percorreu as ruas da aldeia, fazendo paragens nos vários bairros para uma atuação pessoal para os seus moradores. Às 14h00 realizou-se a missa em honra do Santo, na sua capela, que foi pequena para tanta assistência. Seguiu-se a procissão com os andores de São Sebastião, Nossa Senhora e do Menino, que percorreram a zona do Santo, acompanhados por alguns foguetes que anunciavam que Carapito estava em festa. À noite houve novamente música, desta vez com a banda RHP, terminando algumas horas depois, assim como a festa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *