Estudo alerta que distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

Estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos da Bélgica e da Holanda concluiu que a distância deve ser de pelo menos 4 metros. A distância recomendada de 1,5 metros só é segura em casos muito específicos.

© Social Distancing v2.0: During Walking, Running and Cycling

Um estudo divulgado esta quarta-feira alerta para a distância social de 1,5 metros recomendada pelas autoridades de saúde ser insuficiente para impedir o contágio por SARS-CoV-2 e para que essa distância deva ser de, pelo menos, 4 metros.

Os valores aconselhados no estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos, das universidades de Leuven, na Bélgica, e Eindhoven, na Holanda, assentam em simulações da forma como as partículas de saliva se soltam quando as pessoas estão paradas, a andar, a correr ou a andar de bicicleta.

Se alguém exala, tosse ou espirra enquanto caminha, corre ou anda de bicicleta, a maioria das micropartículas permanece numa corrente de ar atrás dessa pessoa, o que faz com que outra pessoa que venha atrás dela se mova através dessa nuvem de micropartículas”, explica Bert Blocken, professor de engenharia civil nas duas universidades.

O estudo constatou que a distância recomendada de 1,5 metros é “muito eficaz para aqueles que ficam em ambientes fechados ou ao ar livre com bom tempo, mas que é insuficiente para situações em que as pessoas estão a caminhar ou a praticar desporto”.

O estudo revela ainda que o risco é maior quando uma pessoa está atrás da outra e é reduzido se se estiver a andar ou a correr lado a lado ou em formação diagonal.

Ainda assim, os especialistas aconselham que perante os cálculos realizados, seja mantida uma distância de 4 ou 5 metros ao andar atrás de outra pessoa, 10 metros ao correr ou andar de bicicleta devagar e de pelo menos 20 metros ao andar rápido.

Esta não é a primeira vez que cientistas alertam para a necessidade de aumentar significativamente o distanciamento social que, no caso ideal, deve passar pelo recolhimento, no máximo de tempo possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *