Terceira edição do Seminário Internacional “LIFE Landscape Fire” decorreu em Viseu, numa organização da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
Especialistas de vários países debateram, em Viseu, os desafios que a floresta enfrenta e os incêndios rurais, no decorrer do 3.º Seminário Internacional “LIFE Landscape Fire”. O evento, organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, teve lugar nos dias 30 e 31 de Março, no Montebelo Viseu Congress Hotel.
Este fórum, desenvolvido no contexto do projeto europeu “LIFE Landscape Fire Project”, teve como objetivo promover o debate e a partilha de experiências sobre temas como a prevenção de incêndios florestais, a conservação da biodiversidade e o aumento da resiliência florestal, entre outros. O evento colocou no centro da discussão temas tão atuais como a “Propriedade Florestal no Século XXI”, os “Serviços Ambientais vs Fogos Rurais” e a “Gestão da Paisagem”.
Na Sessão de Abertura, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Paulo Gouveia, deu as boas-vindas aos participantes, referindo que “promover conhecimento é sempre bom, sobretudo para uma região que se preocupa e que tem feito o seu trabalho na área do ambiente e defesa das florestas“.
O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, recordou todo o trabalho e os projetos desenvolvidos a nível intermunicipal pela CIM, destacando que “Viseu Dão Lafões é um farol para outras regiões do país, na forma como tem vindo a trabalhar no domínio da resiliência da floresta e da proteção civil intermunicipal“. “Este seminário de cariz internacional, que esperamos que promova um debate muito enriquecedor, também reflete a importância que o projeto europeu ‘LIFE Landscape Fire’ assume na nossa região, no país e em territórios vizinhos, na medida em que este foi o único projeto nacional aprovado nesta área temática a nível europeu, o que comprova sua qualidade“, acrescentou.
De notar que este é o terceiro ano que a CIM Viseu Dão Lafões organiza este seminário internacional, sendo a primeira vez que decorre em formato presencial. As anteriores edições, em 2020 e 2021, decorreram em formato webinar, devido às limitações impostas pela pandemia.
Um programa ambicioso e de cariz internacional
O programa do Seminário foi ambicioso e estimulante, contando com contributos de participantes internacionais. O primeiro dia, 30 de Março, ficou marcado pela realização de dois painéis. O Painel 1 teve como tema “Propriedade Florestal no Século XXI”. O Painel 2 foi dedicado ao tema “Serviços Ambientais vs Fogos Rurais”. O segundo dia do evento arrancou com o Painel 3, dedicado à “Gestão da Paisagem”.
Antes das conclusões finais do Seminário, a cargo do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, houve lugar à apresentação das principais ações desenvolvidas pelo projeto “LIFE Landscape Fire”, assim como dos seus resultados alcançados até à data.
Projeto europeu liderado pela CIM Viseu Dão Lafões
Lançado em 2019, o “LIFE Landscape Fire” visa proteger a biodiversidade e os ecossistemas, através da promoção de medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural. Foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu “LIFE”, em Bruxelas, e é liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início. O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, a Junta da Extremadura, a Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro e a Universidade de Extremadura.