Escola de Aguiar da Beira recolheu 2620 kg de pilhas e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).
As escolas inscritas na 13.ª edição da campanha “Escola Eletrão” recolheram entre setembro de 2023 e julho de 2024 cerca de 360 toneladas de lâmpadas, pilhas e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), superando em 20% a campanha do ano letivo anterior.
No Distrito da Guarda, as cinco escolas inscritas recolheram cerca de 5 toneladas destes materiais, tendo a Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca sido a mais ativa. O Agrupamento Padre José Augusto da Fonseca recolheu 40 kg de pilhas e 2580 kg de REEE em 30 pontos de recolha, tendo sido premiado com 225 euros. As outras instituições de ensino que também participaram na campanha foram a Escola Básica e Secundária da Sé, Guarda, a Escola Básica e Secundária de Manteigas, a Escola Básica e Secundária de Meda e a Escola Secundária de Sabugal, tendo, duas delas, também recolhido lâmpadas.
A nível nacional, a campanha “Escola Electrão”, dinamizada pelo Electrão, permitiu recolher 15 toneladas de pilhas, 7 toneladas de lâmpadas e 337 toneladas de REEE, como telemóveis, computadores, ventoinhas, torradeiras, entre outros.
O concurso de reciclagem “Recicla e Ganha” integra o programa Ecovalor e envolve mais de 1000 escolas em 174 municípios.
O Electrão — Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados e gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 13 250 locais de recolha dispersos por todo o território nacional, sendo também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.