Concelho,  Região

Desceu para 12 o número de casos activos de Covid-19 no concelho de Aguiar da Beira

Background vector created by s.salvador – www.freepik.com

Segundo o relatório divulgado esta sexta-feira pelo Município de Aguiar da Beira, o concelho regista agora “apenas” 12 casos activos de Covid-19. Este foi também o segundo dia nas últimas semanas em que não se registaram novos casos.

No concelho de Aguiar da Beira já foram registados, até agora, 800 casos, dos quais 731 pessoas já recuperaram e 57 faleceram. A situação no concelho é agora muito mais favorável, com apenas três casos em instituições e 9 casos na comunidade.

Vacinação de idosos com mais de 90 anos não institucionalizados já começou

A vacinação de pessoas com mais de 90 anos e que não estão em instituições teve início nesta quinta-feira nos 14 concelhos que constituem o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões e também no Distrito da Guarda. O número de pessoas a serem vacinadas está, no entanto, condicionada ao número de vacinas disponíveis.

O responsável pelo ACES Dão Lafões já admitiu haver um problema no contacto com os utentes, mas disse ainda que ninguém deixará de ser contactado, quer por telefone, quer pelo correio.

O universo de pessoas a vacinar no ACES Dão Lafões é, nesta fase, de 24 mil pessoas, com mais de 80 anos, tarefa que deverá demorar várias semanas até ser alcançada.

A operação de vacinação nos 14 concelhos do ACES Dão Lafões conta com o apoio das autarquias, quer em transporte de utentes, quer na logística, uma vez que alguns centros de vacinação funcionam fora dos centros de saúde.

O ACES Dão Lafões abrange os concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu, Vouzela e Aguiar da Beira.

Bombeiros também já foram vacinados

Mais de duas dezenas de bombeiros voluntários de Aguiar da Beira já foram igualmente vacinados, nomeadamente aqueles que estão mais expostos ao risco de contágio.

Nos últimos meses, os bombeiros voluntários de Aguiar da Beira já realizaram mais de uma centena de transportes de emergência relacionados com a Covid-19.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *