Notícias,  País

Criado primeiro seguro de protecção de rendimento para produtores de batata

Safe-Crop e a Lusitania criaram o primeiro seguro de protecção de rendimento para os produtores agrícolas de batata de consumo em Portugal. O seguro foi apresentado esta semana no primeiro dia da Agroglobal —  conferência nacional sobre agricultura —, e conta com o apoio da Porbatata — Associação da Batata de Portugal.

Photo by Dimitar Tzankov from FreeImages

Foi apresentado na última quarta-feira, 9 de Setembro, o primeiro seguro de rendimento que cobre os riscos de preços e produtividade de batata. O seguro pretende custear a diferença entre o valor da produção e o rendimento garantido, definido previamente, quando a produção ou os preços da batata caem.

A avaliação de rendimento é baseada na variação de preços e de produção no mercado nacional, parâmetros publicados periodicamente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Elimina-se, para a grande maioria dos casos, a necessidade de peritagem, em caso de sinistro. Devido a este facto, este produto é também o primeiro seguro paramétrico de larga escala existente em Portugal. O prazo do pagamento da indemnização (caso exista) é conhecido logo no momento de subscrição do seguro, permitindo um adequado planeamento da conta de exploração do produtor“, informou o AGROnegócios.

Uma vez que o tradicional seguro de colheitas não responde aos riscos de negócio dos produtores de batata e o problema da produção reside também no preço, que pode descer de forma abrupta e imprevisível e para o qual não havia, até agora, nenhuma protecção, esta nova solução garante o rendimento qualquer que seja a relação e comportamento da produtividade e preço.

Os vídeos da conferência podem ser acedidos aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *