Quatro novas peças — em vidro, vime, barro e linho — podem ser usadas no dia a dia e acrescentam design, inovação e criatividade ao artesanato regional. O próximo passo do projeto é criar um roteiro turístico pelas oficinas artesanais da região.
Quatro novos objetos de design, produzidos de raiz por artesãos da região Viseu Dão Lafões e por uma designer profissional, estão a partir de agora disponíveis para visualização numa exposição online. Este é um dos primeiros resultados do projeto Craft Turismo Criativo, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e pela Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD).
Os quatro protótipos — em vidro, vime, barro e linho — resultam de um trabalho colaborativo entre os artesãos da região e a designer de produto Irena Übler, e que envolveu também os participantes nas oficinas implementadas pelo projeto. Em conjunto, desenvolveram e criaram de raiz os quatro novos objetos, com base em técnicas, matérias e tradições locais.
Estes objetos originais, já em produção, foram pensados para compor uma mesa de refeição, em casa, ou num hotel ou restaurante. Têm assim aplicação prática e podem ser utilizados no dia a dia, contribuindo para a valorização do património imaterial da região de Viseu Dão Lafões.
Vidro, cestaria, cerâmica e bordado em linho foram as técnicas aplicadas na criação destes quatro produtos: um conjunto de lamparinas em vidro; um candeeiro em vime; um jarro em barro; e um caminho de mesa e guardanapos em linho.
A produção dos objetos teve início em Agosto, no seguimento das oficinas de cocriação entre artesãos e participantes locais, nas quais se geraram ideias de novos produtos. A prototipagem colocou artesãos locais e Irena Übler — designer e coordenadora do processo de trabalho — a trabalhar de forma colaborativa num processo de aprendizagem mútuo e enriquecedor, que pretendeu revitalizar o saber-fazer artesanal, numa perspetiva evolutiva e contemporânea.
O resultado pode já ser apreciado na exposição online “Novas Formas de Artesanato — Design Feito à Mão”, disponível na plataforma própria do projeto, em https://craft.visitviseudaolafoes.pt/exposicao. Além dos objetos finais, a exposição documenta fotograficamente o processo de trabalho. Na mesma plataforma estão documentadas outras iniciativas desenvolvidas no âmbito deste projeto.
Próximo passo é criar um roteiro turístico pelas oficinas artesanais
O próximo passo do projeto Craft Turismo Criativo será a promoção de um “Roteiro Saber-Fazer”, que propõe visitas a oficinas artesanais em articulação com o Património, a Natureza e a Gastronomia e Vinhos dos cinco municípios integrados no projeto: Aguiar da Beira, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Sátão.
Este novo roteiro turístico vai entrar na fase de visitas-teste, previstas para os dias 25 de novembro e 5 de dezembro. Nestes dois dias decorrerão visitas a oficinas artesanais nos cinco municípios envolvidos, para contactos com os recursos culturais, patrimoniais, de natureza e de gastronomia de cada um. As visitas-teste serão efetuadas por alunos do Instituto Politécnico de Viseu e por técnicos dos municípios envolvidos.
Para o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “é com muito prazer que vemos abrir as portas ao público esta iniciativa, muito focada na qualificação das artes tradicionais ligadas ao nosso território. Esperamos que esta exposição e, posteriormente, o Roteiro Saber-Fazer, tenham um grande sucesso, atraindo novos públicos à região Viseu Dão Lafões”.
De acordo com o Coordenador da ADD, Emanuel Ribeiro, “esta é uma primeira oportunidade de as pessoas terem contacto com o trabalho que desenvolvemos junto dos artesãos. Estamos certos de que vai contribuir para valorizar cada vez mais o nosso artesanato e, através dele, a nossa cultura”.