Carapito,  Multimédia,  Notícias

COVID-19: ouça aqui o CD dos 20 anos da Rádio Monte Calvário

Passagem de ano 1987/88 no estúdio da RMC, no Clube Cultural e Recreativo de Carapito (foto Espólio Caruspinus).

No início da semana passada apresentámos-lhe 25 propostas para ver em casa em tempo de quarentena. Depois, demos-lhe a conhecer o nosso mais recente projecto, “O Passado no Presente“. Desta vez fazemos o percurso inverso e pretendemos “transportá-lo” do presente para o passado, mais propriamente para o final da década de 1980.

Para muitos carapitenses está ainda bem viva a memória da Rádio Experimental de Carapito (REC)/Rádio Monte Calvário (RMC), rádio que esteve no ar, a partir de Carapito, entre 1986 e 1989.

Assim, hoje propomos-lhe que ouça o duplo CD dos 20 anos da REC/RMC, apresentado ao público em 2006, na Festa do Clube, pelo principal dinamizador do projecto, José Francisco Marques Caseiro, que agora nos disponibilizou o áudio que aqui pode ouvir na íntegra. Obrigado, Zé!

Porque recordar é viver, recorde também o sucesso que foi a rádio em Carapito, há já mais de três décadas. “Um projecto ainda por concretizar, talvez um dia…

REC/RMC — CD1

REC/RMC — CD2

Se ainda não conhece a REC/RMC pode ler este artigo, que publicámos em 2016 a propósito dos 30 anos da rádio em Carapito.

One Comment

  • José Francisco Marques Caseiro

    Caros Carapitenses

    Caros Amigos,

    Foi com enorme alegria que aderi ao pedido do Diretor do nosso Caruspinus, Álvaro Almeida, em ceder as gravações da RMC, que outrora foram difundidas na antena da nossa rádio.

    Passados que estão tantos anos, continuam estes a ser sons de grande significado para muitos de nós, que de perto vivemos esta maravilhosa experiência radiofónica.

    Somos assim levados a recuar para outros tempos, para outras paisagens, para outras vidas dentro das nossas vidas, para um viver de grande intensidade e de grande afirmação das nossas gentes, como se recordássemos um passado eternamente presente.

    Pessoalmente acho que dificilmente me poderei esquecer de tudo quanto se viveu e construiu nesses tempos de progressos e de grandes desafios, conseguindo envolver toda uma comunidade que deu as mãos e abraçou desde logo uma causa que se afigurava novidade e diferente de tudo quanto se havia até então realizado na nossa terra.

    Já se falava na existência de rádios livres, as também chamadas de “rádios piratas”, mas não passava pela cabeça de ninguém que Carapito pudesse vir a ser contaminado por esse fenómeno, que depois se veio a revelar viral à escala nacional. Neste particular, fomos efetivamente pioneiros no concelho e arredores (terceiros no distrito da Guarda)!

    Eram esses tempos ainda de muito trabalho nos campos, nas pedreiras, nas serrações, de grande atividade, mas também de grande alegria, de divertimento, de animação para a miudagem (sobretudo aos domingos de manhã), de envolvimento de todos, em particular as dezenas de jovens voluntários, rapazes e raparigas da nossa terra, que durante mais de três anos deram de corpo e alma (e mais uns trocos) o que de melhor tinham ao projeto radiofónico Rádio Monte Calvário.

    Nem vale a pena referir nomes, pois eles eram tantos!

    E voltando ao presente, já que estamos num tempo de confinamento aos nossos lares, em virtude deste flagelo mundial, convido-vos a ouvir algumas gravações da nossa RMC, que publiquei aquando do 20.º aniversário da Rádio.

    Aos jovens de Carapito, sendo esta certamente uma novidade para muitos, apenas quero deixar expresso o meu sincero desejo para que não desistam de lutar pela nossa terra, de exaltar as nossas gentes, pois foi desse modo que um punhado de jovens nesse já distante ano de 1986, desafiando tudo e todos, foi capaz de erguer um sonho idelizado por um outro jovem e de o manter vivo durante mais de três anos.

    Os exemplos de boas práticas dos Carapitenses ao longo dos tempos são muitos e, mais uma vez, provámos que somos capazes de fazer diferente e fazer bem, concretizando sonhos que comandam as nossas vidas, permitindo tornar mais felizes aqueles que de perto nos rodeiam.

    Obrigado, mais uma vez, a todos quantos tornaram possível aquele meu sonho, que acho que tornou Carapito mais grandioso e culturalmente mais enriquecido, possibilitando então juntar as nossas gentes numa partilha mais solidária.

    Termino recordando o nosso lema “RÁDIO MONTE CALVÁRIO, A RÁDIO MAIS NO MEIO DO CAMPO – SEMPRE NA FRENTE”!

    Coimbra, 29 de Março de 2020

    José Francisco Caseiro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *