Concelho,  Notícias

Covid-19: aumento significativo de novos casos no distrito da Guarda na última semana

Segundo o último relatório apresentado pela Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, havia, na terça-feira, 810 casos activos de Covid-19 na sua área de abrangência, mais 192 do que a 29 de Outubro, data do anterior relatório. Guarda e Reboleiro registaram os maiores aumentos.

Image by Pete Linforth from Pixabay

Nos últimos sete dias foram contabilizados mais de 350 novos casos de infecção por Covid-19 na área de abrangência da ULS da Guarda. Destes, 81 foram registados na capital do distrito, que continua a ser o principal foco da doença da região, com 492 actos activos.

Em Pinhel registam-se agora 66 infectados, menos 19 do que na semana anterior. Em Seia houve um aumento de 42 infectados, passando de 15 para 57 casos activos, diferença resultante de dois surtos, um no Lar do Sabugueiro — 21 utentes e 6 funcionários infetados — e outro no Jardim de Infância do Centro Paroquial de Seia, com 5 trabalhadores infectados.

Em Trancoso verificou-se também um aumento de 33 casos até à última terça-feira, havendo surtos nas localidades de Granja, Moimentinha, Vila Franca das Naves e Castanheira. Ainda assim, a situação que inspira mais cuidados regista-se no Lar de Reboleiro, onde, na terça-feira, estavam infectados 37 utentes e 6 funcionários, valor que entretanto aumentou para 64 infectados no total, 48 utentes e 16 funcionários. Segundo o presidente da autarquia, Amílcar Salvador, “a direcção da instituição está a tomar medidas e a situação está a evoluir favoravelmenteacrescentando ainda não haver ninguém internado. “Todos os infectados estão assintomáticos“, referiu em declarações ao jornal ‘O Interior’.

Em Fornos de Algodres foram também diagnosticados vários casos nos últimos dias, registando agora aquele concelho 22 casos activos.

Nos restantes concelhos do distrito o aumento foi menos significativo.

Em termos de óbitos, a ULS da Guarda contabiliza um total de 34 mortes desde o início da pandemia.

Na terça-feira estavam internados no Hospital Sousa Martins, na Guarda, 42 doentes, 6 dos quais nos cuidados intensivos. No total, 625 pessoas já recuperaram da doença. Havia ainda 769 casos acompanhados no domicílio e 179 a aguardar inquérito epidemiológico.

Em Aguiar da Beira registou-se esta quinta-feira um novo caso positivo, aumentando para 4 o número de casos activos no concelho. O Centro de Dia de Carapito, que há duas semanas registou um caso positivo entre os funcionários, já se encontra a funcionar em pleno.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *