Notícias,  País

COVID-19: Aulas na televisão só vão durar trinta minutos

As emissões do #EstudoEmCasa, nome da nova telescola, destinam-se aos alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade e vai ocupar a grelha da RTP Memória entre as 09h00 as 17h50.

As aulas da nova telescola vão durar 30 minutos em vez dos 45 ou 90 minutos habituais nas escolas. A grelha da nova telescola, que se chamará #EstudoEmCasa, já foi divulgada pelo Ministério da Educação, um dia depois de o Governo ter anunciado que os alunos do ensino básico não voltarão às escolas este ano lectivo devido aos perigos de contágio da actual pandemia de Covid-19. A Educação Física também fará parte do programa.

As aulas pela televisão destinam-se aos alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade e serão transmitidas entre as 09h00 e as 17h50, de segunda a sexta-feira, pela RTP Memória. As manhãs estão, geralmente, reservadas ao 1.º e 2.º ciclos e as tardes ao 3.º ciclo.

O início das aulas pela televisão está marcado para o dia 20 deste mês e as matérias a abordar serão agrupadas como se de turmas mistas se tratasse: 1.º e 2.º anos; 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e, por fim, o 9.º. Em vários casos abrangerão mais do que uma disciplina do currículo, sobretudo no 9.º ano, com as disciplinas de Matemática, Ciências da Natureza e Físico-Químicas. Também os conteúdos da disciplina de Cidadania, destinada a todos os anos de escolaridade, aparecerão agrupados com Estudo do Meio (1.º ciclo), Ciências Naturais e Geografia. Nos horários escolares do 2.º e 3.º ciclos, à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, instituída há dois anos, têm sido habitualmente reservados 45 minutos semanais, embora o Ministério da Educação tenha insistido que esta deveria ser uma área transversal.

Os alunos do 3.º ciclo terão nas emissões do #EstudoEmCasa um espaço semanal de trinta minutos dedicado à Leitura e Literatura e outro à Escrita. Na oferta de línguas estrangeiras aparece Alemão, para além dos habituais Inglês, Francês e Espanhol.

Segundo o ME, as emissões televisivas servirão de “complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos”, que continuará a ser feito à distância como aconteceu nas duas semanas que antecederam as férias da Páscoa.

Na nota divulgada nesta sexta-feira, o Ministério adianta que, nos primeiros dias do 3.º período, que começa na terça-feira, dia 14, “professores e alunos terão oportunidade de ficar a conhecer em detalhe o que irá comportar ‘a escola na televisão’, considerando o material a seguir para as escolas” e que também na próxima semana serão divulgados “detalhes” desta operação, que descreve como uma “verdadeira corrida contra o tempo”.

Mais pormenores aparecerão no site da RTP aqui.

A RTP Memória está disponível no canal 7 da TDT, canal 18 da NOS, canal 100 da MEO e canal 17 da Vodafone.

in publico.pt

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *