O Primeiro-Ministro apresentou hoje, em conferência de imprensa, o plano do Governo e do Ministério da Educação para o 3.º período lectivo, que se baseia, essencialmente, num modelo de ensino à distância, já a partir do dia 14 de Abril.
Na sequência das medidas anunciadas, o Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca apresentou também aos pais e aos alunos o plano para o ensino à distância de todos os alunos das escolas do concelho.
[table id=37 /]
[table id=38 /]
Como ferramenta de aprendizagem à distância, o Agrupamento adoptou o Microsoft Teams, que é uma das aplicações do Microsoft Office 365 e que pode ser utilizada gratuitamente pelas escolas e instalada no computador ou no smartphone ou, ainda, acedida directamente a partir do browser, alternativa que é particularmente importante caso não seja possível aceder-lhe através da aplicação, visto que hoje em dia está sobrecarregada com o seu uso a nível global. A aplicação permite a troca de informação através de chat, áudio e vídeo-conferência e a partilha de ficheiros por grupos de pessoas. As credenciais de acesso serão fornecidas pelo Agrupamento.
A Direcção do Agrupamento alertou ainda para a importância de cumprir os horários e realizar as actividades que serão propostas pelos professores.
Ensino Básico
- As aulas funcionarão à distância até ao final do ano lectivo;
- Não haverá lugar a provas de aferição ou provas finais do 9.º ano.
- Terão início, no dia 20 de Abril, aulas pela televisão, no canal RTP Memória, que serão um complemento às aulas à distância.
Ensino Secundário
- Está em aberto a possibilidade de haver aulas presenciais, apenas para as disciplinas de acesso ao Ensino Superior.
Calendário de Exames
- 1.ª fase: 6 a 23 de Julho
- 2.ª fase: 1 a 7 de Setembro.
Ensino Profissional
- Realizar-se-ão Prova de Aptidão Profissional (PAPs) por meio de videoconferência.