Concelho

Covid-19: a situação actual no concelho de Aguiar da Beira

Concelho de Aguiar da Beira atravessa um período muito difícil por causa da Covid-19, especialmente nas várias instituições de apoio social, onde, nos últimos dias, foram detectados cerca de 100 novos casos. Falta ainda conhecer o resultado de vários testes.

Tal como no distrito da Guarda e no país em geral, a Covid-19 tem evoluído de forma muito negativa no concelho de Aguiar da Beira. Na última semana foram diagnosticadas 57 pessoas com a doença e mais uma pessoa faleceu, aumentando para 12 o número total de óbitos. Havia na sexta-feira um total de 71 casos activos. Entretanto, o concelho regressou novamente ao risco extremo de infecção, com 1354 casos por 100 mil habitantes, num acumulado de 14 dias.

Na última sexta-feira, o Município de Aguiar da Beira publicou um novo comunicado — mais detalhado — que actualizou nesta segunda-feira, onde se pode ler que há um surto activo no Centro Social e Paroquial de Dornelas, outro no lar da Santa Casa da Misericórdia de Aguiar da Beira e vários surtos activos na comunidade. Assim, este é ponto de situação actual:

  • No Centro Social e Paroquial de Dornelas foram diagnosticadas, até agora, 38 infectados com Covid-19 — 6 funcionários e 32 utentes — faltando ainda realizar vários testes.
    • Nos dois pólos do centro residem cerca de 140 utentes.
  • No Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aguiar da Beira foram diagnosticadas, até agora, 66 infectados com Covid-19 — 19 funcionários e 47 utentes.
    • Pelo menos um utente foi já transportado ao hospital de Viseu.
    • Nos dois pólos do lar residem cerca de 100 utentes.
  • Na Residência Humildasus há, até agora, 2 utentes infectados, faltando ainda saber o resultado de vários testes.
  • No Agrupamento de Escolas há, até agora, o registo de 2 alunos infectados.
  • No concelho há actualmente vários surtos activos, encontrando-se, também, várias pessoas em isolamento, em diversas freguesias, tendo ainda sido confirmados novos casos de infecção durante o fim de semana.

No dia 3 de Dezembro do ano passado já tinha sido registado um surto de Covid-19 na Casa de Repouso Partilhar Amizade, de onde resultou a infecção de pelo menos 44 utentes e 10 funcionários, mas também vários óbitos e internamentos. Neste momento nao há novos casos a registar.

Na há registo de infecções nas outras instituições sociais do concelho. A situação nas instituições que lidam actualmente com os surtos é extremamente difícil, estando, no entanto, a ser ajudadas pelas autoridades de saúde, pela segurança social e pela câmara municial.

Sobre a divulgação dos dados pelo Município

Nas últimas semanas têm surgido diversas críticas à forma como o Município tem divulgado os resultados, que, aliás, também têm sido feitas a vários outros municípios da regiao, sendo ainda levantadas várias dúvidas quanto à veracidade desses mesmos dados. Importa clarificar que:

  • O Município não colecta quaisquer dados, uma vez que os laboratórios comunicam os resultados directamente à DGS ou entidades regionais;
  • A DGS, nos seus relatórios diários, deixou de publicar os dados relativos aos concelhos já em Agosto, altura em que o passou a fazer apenas às segundas-feiras. Depois disso, em Novembro, deixou de divulgar os números por concelho e passou a divulgar a incidência cumulativa a 14 dias, também às segundas-feiras, o que se mantém até hoje.
  • Tal como referido em vários comunicados do Município, os dados apresentados às terças e sextas-feiras para o concelho de Aguiar da Beira são os que a DGS comunica ao Município, apenas nesses dias.

Para além das críticas ao Município, também recolhemos nas redes sociais e através de vários testemunhos pessoais, diversos relatos de incumprimento das normas em vigor por parte da população, nomeadamente casos de “não uso da máscara” em locais em que tal é obrigatório, de “não verificação do distanciamento social“, de “ocultação de possíveis contactos com casos positivos” ou mesmo de “ocultação de infecção“.

Vacinação

Tal como já foi amplamente referido na comunicação social, a vacinação nos lares de idosos e outras instituições sociais já teve início. No concelho de Aguiar da Beira, é esperado que a vacinação inicie já esta terca-feira, uma vez que os formulários para autorização já foram distribuídos pelos funcionários que trabalham nas UCC.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *