Concelho,  País

Concelho de Aguiar da Beira avança para a terceira fase do desconfinamento

O Primeiro-Ministro anunciou esta quinta-feira a 3.ª fase do desconfinamento, que avança em todos os concelhos excepto em 11. O concelho de Aguiar da Beira é um dos que vai passar à 3.ª fase já a partir de segunda-feira.

Aguiar da Beira. Caruspinus, 2020.

O Primeiro-Ministro anunciou esta quinta-feira que a quase totalidade do país vai avançar no plano de desconfinamento, já a partir do dia 19 de Abril. Regressam as aulas presenciais no ensino secundário e ensino superior em todos os concelhos do continente. Na maioria dos concelhos (à excepção de 11) abrem também os centros comerciais, cinemas, teatros e restaurantes, e podem realizar-se casamentos e batizados, ainda que com limitações. Além das actividades que já eram permitidas até aqui, há uma série de sectores que têm agora luz verde para voltar a funcionar a partir de segunda-feira.

Medidas para todos os concelhos que avançam para a terceira fase do desconfinamento

  • abrem cinemas, teatros, auditórios e salas de espectáculos;
  • abrem lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação;
  • abrem todas as lojas e os centros comerciais;
  • os restaurantes e pastelarias passam a poder ter no interior um máximo de quatro pessoas por grupo e nas esplanadas um máximo de seis pessoas por grupo. Funcionam até às 22h durante a semana e 13h ao fim-de-semana e feriados;
  • são autorizadas as modalidades desportivas de médio risco, a actividade física ao ar livre até seis pessoas;
  • podem realizar-se eventos exteriores com diminuição de lotação, até cinco pessoas por 100 metros quadrado;
  • podem realizar-se casamentos e batizados com 25% da lotação máxima do recinto onde se realizam.

Os concelhos que estão pela segunda vez acima dos 120 casos por 100 mil habitantes mantêm as regras actuais. Os que estão pela segunda vez acima dos 240 casos voltam às regras da fase anterior.

Os dados divulgados pela DGS no dia 5 de Abril apresentavam uma taxa de incidência cumulativa a 14 dias no concelho de Aguiar da Beira de 86 casos por 100 mil habitantes.

O plano de desconfinamento do Governo prevê quatro fases de reabertura. Duas já avançaram a 15 de Março e 5 de Abril. A próxima será na segunda-feira, 19 de Abril, e a última a 3 de Maio. Na segunda-feira, Portugal entra no seu o 15.º estado de emergência no contexto de pandemia de Covid-19.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *