“Comer Bem, Crescer Feliz”: CIM Viseu Dão Lafões deu início a ações de literacia alimentar pelas escolas do território

Projeto-piloto com ações pedagógicas vai estar presente, até ao mês de Julho, em 14 jardins de infância/escolas básicas de todo o território de Viseu Dão Lafões. Arranque do projeto aconteceu no Jardim de Infância de Aguiar da Beira.

©CMAG

Teve início o projeto intermunicipal “Comer Bem, Crescer Feliz”, uma iniciativa-piloto por 14 escolas do território de Viseu Dão Lafões. O objetivo é dinamizar ações pedagógicas dirigidas a todas as crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Viseu Dão Lafões. O projeto teve início nesta terça-feira, 4 de Março, no Jardim de Infância de Aguiar da Beira, e vai percorrer Viseu Dão Lafões até ao mês de Julho.

Tendo por base um envolvimento em tríade “escola-família-território”, com enfoque em atividades em prol da literacia alimentar, visa o desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente na concretização dos seguintes objetivos: sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável; promover o conhecimento sobre produtos do território, os seus benefícios, os seus ciclos e as vantagens de consumirmos em proximidade; mudar práticas de alimentação, com consciência, envolvendo alunos, família e restante equipa pedagógica; e reduzir o desperdício alimentar“, referiu a CIM em comunicado.

As ações pedagógicas com as crianças serão mensais, acompanhadas por um guião pedagógico, e permitirão a exploração de um determinado alimento. Em paralelo a estas ações pedagógicas, o projeto “Comer Bem, Crescer Feliz” possibilitará a toda a comunidade educativa experienciar workshops de lanches saudáveis para pais e filhos, assim como workshops de confeção de um alimento por um chef, experiências sensoriais de alimentos e visitas de estudo a produtores locais. As ações incluem ainda a distribuição de uma brochura informativa e sessões online sobre temáticas imperativas para uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável. O convite para participar será extensível a toda a comunidade do território Viseu Dão Lafões, valorizando o papel fulcral dos Encarregados de Educação na promoção de literacia alimentar junto das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *