Concelho

CLDS 3G Aguiar no Coração apresenta medida de apoio ao autoemprego

Mais de uma centena de pessoas assistiram à apresentação oficial do programa ‘ORIENTA-TE!’, no passado dia 14 de julho, no auditório do Centro Cultural de Aguiar da Beira.

Nádia, Mariline, Ricardo e Rui realçaram a importância que o Orienta-te tem tido na contrução dos seus projetos (foto CLDS 3G Aguiar da Beira).
Nádia, Mariline, Ricardo e Rui realçaram a importância que o Orienta-te tem tido na construção dos seus projetos (foto CLDS 3G Aguiar da Beira).

Altino Pinto, coordenador do CLDS 3G Aguiar no Coração começou dizer que,

o programa ‘Orienta-te!’ pode ser a solução para quem está desempregado ou pretende dar um novo rumo à sua vida profissional, para quem pretende desenvolver uma ideia de negócio ou avançar para o autoemprego, arriscando e saindo da sua zona de conforto” e que a medida de apoio pretende “facilitar a concretização de ideias de negócio em empresas locais, diminuir os riscos de investimento, potenciar os recursos existentes e fomentar o empreendedorismo e a empregabilidade ativa, através de um serviço permanente de apoio técnico e individual, assim como o encaminhamento para a rede de parceiros.

O orientador do programa, Paulo Garcia, explicou que,

em 12 sessões individuais, o beneficiário faz um autodiagnóstico do seu perfil, traça as metas para o seu projeto e define todas as etapas do processo para alcançar os seus objetivos e colocar em prática o projeto.

Até ao momento, são já 10 as pessoas do concelho que beneficiam do acompanhamento individualizado no desenvolvimento da sua ideia de negócio. Algumas delas deram o seu testemunho de como a medida os tem apoiado na construção do seu projeto. Nádia Augusto apresentou o seguinte testemunho:

O programa ‘Orienta-te’ tem sido uma grande mais valia para mim, pois estou a criar uma associação juvenil – “A Jornada dos Heróis” – e nas sessões com o Paulo Garcia tenho tido o apoio na definição de objetivos e metas, a orientação por onde devo ir, quem contactar, onde estou bem ou mal. A associação está quase criada e espero depois continuar a contar com o apoio do ‘Orienta-te’ e do Aguiar no Coração.

Ricardo Gomes, que está a desenvolver uma ideia de negócio com o seu irmão Rui Gomes, afirmou que,

Somos ainda muito jovens e inexperientes, não sabemos muito bem como ultrapassar toda a burocracia e as dificuldades associadas a um negócio e, por vezes, é fácil perdermos a paciência e o ânimo. O ‘Orienta-te’ voltou a dar-nos a força e a orientação que precisávamos e tem-nos ajudado a perceber e a corrigir alguns aspetos, como o da sustentabilidade do investimento, alertando-nos para a realidade e evitando que venhamos a dar um passo maior que a perna. E, neste momento, poderíamos já estar metidos em graves sarilhos se não fosse esta oportunidade que nos deu o Aguiar no Coração.

A sessão contou ainda com a apresentação das medidas do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para o autoemprego e para o apoio aos desempregados, pela representante do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Aguiar da Beira, Anabela Melo, e com a participação do presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, Joaquim Bonifácio, que realçou a importância dos apoios à inserção profissional do GIP, da Câmara Municipal e do CLDS 3G Aguiar no Coração para as pessoas em situação de desemprego, encorajando-os a acreditarem num futuro melhor no concelho e a apostarem nos recursos endógenos como forma de gerar novas oportunidades.

O projeto “Aguiar no Coração – Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira” enquadra-se no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G), cuja Entidade Coordenadora Local de Parceria e executora é o Centro Social Paroquial de Dornelas e a entidade financiadora é o POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, por via do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *