CIM Viseu Dão Lafões vai lançar novo concurso de concessão de transportes públicos para quatro anos

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai lançar, no início de Novembro, um concurso público internacional para a concessão do sistema de transportes públicos entre os 14 concelhos que integram a região.

O presidente da CIM, Rogério Abrantes, diz que o objectivo do concurso passa por atribuir a concessão a “uma empresa que vai ficar a fazer os transportes na região”. “Se até agora os transportes eram efectuados por várias empresas — umas câmaras faziam e outras tinham outras [transportadoras] —, a partir deste concurso, terá uma única empresa a fazer os transportes”, sublinha.

Rogério Abrantes esclareceu ainda que a nova concessão é uma “situação completamente nova” e adianta que ela deverá ter um período mais curto, de quatro anos.

No total, o sistema de transporte públicos intermunicipais deverá  incluir 136 linhas das quais 70 municipais, 50 intermunicipais e 16 inter-regionais.

A operadora de transportes que ganhar o concurso será compensada  pelas receitas com a venda de bilhetes e com pagamentos de compensação pela imposição de obrigações de serviço publico. Por outro lado, será permitida a utilização dos meios afectos à concessão para a realização de serviço comercial. A rede a concessionar terá direitos de exclusividade em toda a extensão em que não tem sobreposição com o sistema MUV (Viseu) e com carreiras inter-regionais cuja Autoridade de Transportes seja outra CIM.

Em estudo, estará também a implementação de um sistema de transporte flexível para a região, sendo que a CIM irá avançar já para a implementação de um observatório de mobilidade e transportes que terá como principal missão recolher dados, fazer análises e estudos de suporte à decisão. De referir que o processo concursal ainda aguarda parecer prévio vinculativo da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *