CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto europeu de combate aos resíduos urbanos com visita à região neerlandesa de Almere

No âmbito da 3.ª reunião do projeto europeu StopWaste que teve lugar na cidade de Almere, Países Baixos, a CIM Viseu Dão Lafões marcou presença durante dois dias na mesma com o intuito de conhecer as estratégias inovadoras na gestão de resíduos urbanos.

©CIM VDL

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões participou recentemente numa visita de estudo aos Países Baixos, no âmbito do StopWaste, um projeto europeu de combate aos resíduos urbanos que é liderado por esta CIM. A delegação teve a oportunidade de conhecer de perto as medidas adotadas pelo município de Almere na promoção da sustentabilidade ambiental.

Na manhã do primeiro dia, 10 de abril, os participantes ficaram a conhecer a agenda para a sustentabilidade de Almere, bem como a sua estratégia de prevenção e o sistema de análise de fluxos de resíduos urbanos. Durante a tarde, a comitiva visitou dois exemplos de boas práticas no setor, que adotam abordagens distintas: um centro de reciclagem e um centro de reutilização de materiais, ambos em Almere. O segundo dia foi dedicado a visitas a uma unidade de reciclagem de plástico, em Roterdão, e uma fábrica de plástico “verde”, em Arnhem.

StopWaste – prevenir a produção de resíduos

Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões, o StopWaste é um dos 72 projetos, entre mais de 300 candidaturas apresentadas em toda a União Europeia (EU), que foram aprovados pelo programa europeu “Interreg Europe 2021-2027”. O prazo de duração do projeto é de 36 meses, até fevereiro de 2026.

O StopWaste tem como objetivo estimular a troca de experiências inter-regionais e a aprendizagem mútua na prevenção da geração de resíduos. O projeto assenta na evidência de que o lixo é um dos maiores problemas ambientais, sociais e económicos da Europa. Na União Europeia, mais de 3 mil milhões de toneladas de lixo são descartadas a cada ano e mais de 90% dos recursos utilizados tornam-se lixo após o primeiro uso.

A primeira fase do projeto, que decorre, consiste na partilha de boas práticas na prevenção de resíduos urbanos, a que se seguirá a implementação de projetos-piloto em cada território. Posteriormente, haverá uma fase de acompanhamento, dedicada à evolução e avaliação dos resultados alcançados.

A designação completa do projeto é “StopWaste – Enhancing the efficiency of policy instruments for accelerating waste generation prevention”. Em português, numa tradução livre, significa “Parar o Desperdício – Melhorar a eficiência dos instrumentos políticos para acelerar a prevenção da produção de resíduos”.

Integram o projeto a CIM Viseu Dão Lafões e a CEDES – Centro de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável, em Portugal, o Município de Almere, nos Países Baixos, a JSC – Alytus Region Waste Management Center, na Lituânia, e a Bucharest-Ilfov Regional Development Agency, na Roménia.

O Interreg Europe é um programa de cooperação inter-regional, cofinanciado pela União Europeia, que pretende reduzir as disparidades nos níveis de desenvolvimento, crescimento e qualidade de vida das regiões da Europa.

Município de Almere

Com mais de 200 mil habitantes, o município de Almere é o sétimo maior dos Países Baixos, sendo uma referência mundial no contexto da economia circular. Tendo sido projetado e construído nos anos 70 de século passado, foi pensado com a preocupação da sustentabilidade ambiental e salvaguarda dos recursos naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *