CIM Viseu Dão Lafões lançou portal de partilha de informação

Portal partilha informação dos 14 municípios da CIM sobre áreas que vão da hotelaria e restauração aos equipamentos desportivos e sociais.

©CIMVDL

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em associação com os seus municípios, disponibilizou o Portal dos Dados Abertos Viseu Dão Lafões. Com 90 conjuntos de dados já disponíveis, o portal está disponível em dadosabertos.cimvdl.pt.

Desenvolvida no âmbito da candidatura “Modernização Administrativa na Região Viseu Dão Lafões – Um modelo, catorze municípios”, financiada pelo programa operacional CENTRO2020 com um valor superior a 2,7 milhões de euros, esta infraestrutura dedicada a dados espaciais para a Região de Viseu Dão Lafões é uma plataforma de partilha e gestão de informação em rede, com a capacidade de agregar e tratar todo o tipo de informação num único canal.

Atendendo à dispersão de informação presente em Viseu Dão Lafões, o Portal dos Dados Abertos assume-se enquanto solução capaz de responder de forma eficiente a várias necessidades, eliminando também redundâncias. Assim, neste portal, cidadãos, empresas, investigadores e programadores, podem encontrar um variado conjunto de dados agrupados em categorias como, entre outras: Hotelaria, Rede Educativa, Equipamentos Desportivos, Atividades Económicas, Social“, referiu a CIM em comunicado.

O Portal dos Dados Abertos Viseu Dão Lafões é um portal livre e gratuito de partilha de dados produzidos pelos Municípios da Região Viseu Dão Lafões e entidades parceiras, com a função de agregar, referenciar e alojar dados abertos de diferentes organismos e setores da administração pública, constituindo-se como o catálogo central de dados abertos em Viseu Dão Lafões.

Além de funcionar enquanto serviço de alojamento e publicação de dados, esta ferramenta tem por objetivo potenciar a participação dos cidadãos, incentivar a reutilização e partilha dos dados, estimular o empreendedorismo e a inovação, ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento de novos fluxos de trabalho, bem como, a criação de redes de utilizadores técnicos com objetivos comuns, os quais beneficiarão da partilha de conhecimento e informação. Esta partilha de informação poderá ser feita por qualquer entidade, ou indivíduo, bastando para isso que contacte a CIM Viseu Dão Lafões, descrevendo o âmbito da informação e tipo de dados que pretende partilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.