Ciclistas vão “conquistar” as 12 Aldeias Históricas numa aventura sem igual em Portugal

The Castles Quest é um desafio em que os participantes, em BTT, têm de percorrer 600 quilómetros e as 12 Aldeias Históricas num tempo limite. Inscrições para a edição de 2018 já estão abertas.

AHP

As bicicletas já estão a postos e as inscrições abertas para mais uma edição da grande aventura The Castles Quest. Um evento único, em Portugal, que leva os participantes a conhecer as 12 Aldeias Históricas de Portugal.

De 15 a 23 de setembro de 2018, os “cavaleiros” vão voltar a lançar-se à conquista de aldeias, castelos e fortalezas, depois do grande sucesso que constituiu a edição do ano passado. Em vez de cavalos, as montadas são bicicletas BTT, o que torna o The Castles Quest um desafio particularmente estimulante e que perdura na memória dos participantes.

Esta é uma aventura efetuada em total autossuficiência, que pode ser vivida a solo, ou em equipas de dois ou de quatro elementos. O participante está por sua conta e risco, numa filosofia de bikepacking. O desafio é percorrer centenas de quilómetros, com total autonomia, em locais de elevado interesse histórico, como são os territórios onde estão inseridas as Aldeias Históricas de Portugal. A resistência e o sentido de orientação dos ciclistas irão ser postos à prova.

O The Castles Quest não é uma competição, uma vez que não há classificações nem pontuações, nem há vencedores ou derrotados. No entanto, a missão tem de ser terminada num limite máximo de tempo.

O desafio pode ser realizado em duas modalidades: uma aventura de oito dias, que começa às 14h30 do dia 15 de setembro e que tem como limite o final do dia 23 de setembro; e uma aventura mais curta, de dois dias, entre 22 e 23 de setembro.

Na aventura de oito dias, o percurso a realizar segue a GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas. O percurso circular, de 600 quilómetros, começa e termina na Aldeia Histórica de Linhares da Beira e a missão dos participantes será “conquistar” as 12 Aldeias Históricas de Portugal – Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Os ciclistas subirão um total acumulado de 13.398 metros.

Os participantes da aventura de dois dias irão também pedalar pela GR22, durante 329 quilómetros. A partida e a chegada serão igualmente em Linhares da Beira.

Os participantes que conseguirem completar a missão, conquistando todas as tão desejadas Aldeias Históricas de Portugal, serão nomeados nobres “cavaleiros” do The Castles Quest, título certificado exclusivamente pelas Aldeias Históricas de Portugal, entidade promotora da iniciativa.

As diferentes possibilidades de dormida, refeição e serviços complementares serão disponibilizadas antecipadamente aos participantes, através do Adventure Guide. E, apesar de a aventura ter como conceito-base a autossuficiência, a organização assegura a assistência de segurança e técnica, sempre que for solicitada pelos participantes.

De salientar também que, além do desafio e da aventura, o The Castles Quest apresenta uma componente histórica extremamente rica – até porque os territórios atravessados oferecem uma monumentalidade sem igual. Nesse sentido, a organização irá surpreender os participantes com momentos inesperados, de forma a tornar este desafio verdadeiramente inesquecível.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no website da iniciativa, em www.thecastlesquest.bike.

Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *