Concelho,  Notícias

Centro de Saúde de Aguiar da Beira com limitações devido à falta de pessoal — professores e funcionários do Agrupamento aconselhados a recorrer ao CVC de Viseu

© Caruspinus, 2020

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Aguiar da Beira informou esta quarta-feira em comunicado que, “devido ao facto de existirem constrangimentos ao nível de recursos humanos, nomeadamente enfermeiros e administrativos, neste momento não é possível manter o habitual e necessário acompanhamento dos seus utentes, quer ao nível das consultas de vigilância, quer ao nível da vacinação Covid“, pedindo ainda desculpas pela demora na realização de algumas das suas actividades, como a realização de tratamentos e a vacinação Covid.

O comunicado, assinado pelo coordenador António Lacerda, deixa ainda a informação para o pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Pe. José Augusto da Fonseca que, no momento actual, não é possível a esta UCSP “assegurar a vacinação Covid dos referidos profissionais em regime de ‘Casa Aberta’ nos dias divulgados“, aconselhando, assim, a que estes “recorram a outros locais de vacinação, nomeadamente ao CVC de Viseu, situado no Pavilhão Multiusos“.

De acordo com um documento divulgado esta terça-feira pelas autoridades de saúde, “os centros de vacinação realizarão, nos próximos dias 6, 7, 8 e 9 de Janeiro, no período da tarde, em modalidade de ‘Casa Aberta’ através de senha digital e específico para a vacinação da Comunidade Escolar, a administração de doses de reforço contra a covid-19“.

Os utentes elegíveis da comunidade escolar do ensino básico e secundário e das respostas sociais na infância que queiram vacinar-se com a dose de reforço, terão de efectuar previamente o pedido de senha digital no Portal COVID-19 (https://covid19.min-saude.pt/casa-aberta/)”, tal como é indicado numa nota dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. O pedido deverá ser feito no dia da vacinação, mas o portal está actualmente indisponível devido à elevada procura.

A falta de pessoal no Centro de Saúde de Aguiar da Beira, nomeadamente de enfermeiros, já tinha sido denunciada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses no início de Dezembro, por este centro de saúde ter apenas dois enfermeiros, dos quatro habituais, para um universo de mais de 4000 utentes. Na altura, o sindicato remeteu um pedido para a Administração Regional de Saúde do Centro para que houvesse urgetemente um reforço neste centro de saúde, dado que, apesar de este ser um problema que afecta a generalidade dos centros de saúde do ACES Dão Lafões, o de Aguiar da Beira era o apresentava a situação mais urgente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *