Carapito,  Notícias

Centro de Dia de Carapito é uma das instituições a quem pode doar 0,5% do IRS

Já está disponível no Portal das Finanças a lista das mais de 4400 entidades que podem receber 0,5% do IRS dos contribuintes. No concelho de Aguiar da Beira são cerca de uma dezena e o Centro Social e Paroquial de Carapito é uma delas.

Image by Bruno /Germany from Pixabay

Misericórdias, fundações, casas do povo, teatros, centros sociais e paroquiais, igrejas, bombeiros e outras associações fazem parte de uma lista com 4412 entidades candidatas à percentagem de imposto que os contribuintes lhes podem consignar quando fazem a entrega da sua declaração anual do imposto.

Há dois tipos de consignação: 0,5% do IRS liquidado ou a atribuição do benefício fiscal em sede de IVA obtida através das despesas em cabeleireiros e salões de beleza, reparações de carros e motas, restauração e hotelaria e veterinários. No primeiro caso o dinheiro é subtraído à receita que reverteria para o Estado, sem ter, por isso, qualquer impacto no imposto do contribuinte. No segundo, o valor é efectivamente oferecido por quem doa.

A escolha da entidade beneficiária desta consignação do imposto pode ser feita no momento do preenchimento da declaração anual do IRS ou da sua confirmação, para quem está abrangido pelo IRS automático. A entrega da declaração de IRS começou no dia 1 de Abril e termina a 30 de Junho. Ao submeter a sua declaração de IRS poderá indicar a entidade a consignar no quadro 11 do modelo 3. Caso tenha IRS Automático, no momento da confirmação da declaração pode assinalar a caixa que indica que pretende consignar 0,5% do seu IRS e/ou 15% do IVA suportado, bem como incluir o NIF da entidade.

Centro Social e Paroquial de Carapito — NIF: 506487830

Entre 2014 e 2018 a consignação do IRS fez chegar a milhares de instituições de solidariedade, culturais e religiosas cerca de 91 milhões de euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *