Caruspinus: um balanço de 2023

Aglomerado da Árvore de Natal.©NASA

Caros leitores,

encerrámos mais um ano que, ao contrário dos três anteriores, já não teve a pandemia de COVID-19 a definir uma grande parte das nossas vidas. Ainda assim, também teve os seus desafios.

Pouco depois do início da pandemia, era noticiado que a imprensa regional, em particular, estava a atravessar dificuldades que levaram a que cerca de 30 publicações regionais deixassem de imprimir. Em Dezembro de 2022, o estudo “Desertos de Notícias Europa 2022: Relatório de Portugal”, concluiu que Portugal tinha 78 concelhos sem jornais e rádios de informação lá sedeados, mais 28% que em 2021. O concelho de Aguiar da Beira não era um deles, mas estava na categoria ‘ameaçado’.

Ao longo do último ano, o Caruspinus conseguiu, mais uma vez, manter a periodicidade da edição, ao mesmo tempo que manteve também a versão impressa do jornal. Nada disto seria possível sem os assinantes, patrocinadores e colaboradores, que garantem a continuidade deste jornal local, que irá comemorar o 45.º aniversário já no próximo mês de Abril.

O acesso aos canais digitais do Caruspinus mantém-se alto, tendo em conta a dimensão do jornal. Ainda assim, a diminuição de acessos em relação a 2022 diz-nos que é preciso trabalhar mais, melhor e, talvez, de maneira diferente. É por isso que, aqui, deixo o apelo a todos os assinantes, patrocinadores e leitores, para que continuem a apoiar este projeto, que, repito, é materializado com o contributo voluntário de todos os colaboradores. As sugestões também são bem-vindas, para que o ano 2024 seja ainda melhor.

Obrigado e um Bom Ano 2024!

Álvaro Caseiro de Almeida, Diretor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *