Carapito homenageia combatentes da Primeira Grande Guerra no centenário do armistício

Carapito homenageia combatentes da freguesia na Primeira Grande Guerra a 11 de novembro. Junta de Freguesia será o palco da sessão solene.

Ângelo de Almeida sentado, do lado esquerdo. Direitos Reservados.

A Freguesia de Carapito irá homenagear, no próximo dia 11 de novembro — data em que se comemora o centenário do Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial — os carapitenses que participaram nos combates em França, Angola e Moçambique.

A iniciativa partiu da Secção de Ação Cultural do Clube Cultural e Recreativo de Carapito que, em parceria com a Junta de Freguesia de Carapito, irá realizar uma cerimónia de homenagem a esses carapitenses, no 100.º aniversário da assinatura do Armistício que ocorreu no dia 11 de novembro de 1918.

A homenagem irá contar com diversas iniciativas, entre elas a realização de uma palestra sobre a Primeira Grande Guerra, a atribuição a uma rua de Carapito do nome Rua dos Combatentes da Grande Guerra, a inscrição dos nomes de todos os combatentes numa lápide a colocar na Junta de Freguesia e ainda a realização de uma exposição documental alusiva a esses acontecimentos.

Por forma a evitar lapsos por desconhecimento, pede-se aos familiares de eventuais outros combatentes da guerra de 1914–1918 que não constem da lista anexa, que comuniquem a identificação à referida Secção Cultural do Clube ou à Junta de Freguesia.

Tratando-se de uma comemoração de toda a freguesia, solicita-se a todos aqueles que porventura tenham algum objeto na sua posse, relacionado com os eventos em comemoração, que o possam dispensar para fazer parte da exposição.

A iniciativa pretende não só enaltecer a memória destes distintos carapitenses, mas também dar a conhecer a todos alguns factos relativos à sua participação num dos principais momentos da nossa história e da história mundial.

LISTA DOS COMBATENTES CONHECIDOS
Ângelo de Almeida

António Augusto Carvalho
Aires Matias
António Rodrigues
Francisco Caseiro
José Augusto da Cruz Vaz
José Augusto de Matos
José Nunes
José Tenreiro

PROGRAMA PROVISÓRIO
15:00 – Sessão de Abertura e Abertura da Exposição Documental
15:30 – Conferência “Carapito na Primeira Grande Guerra” pelo Dr. Joaquim Ribeiro Aires
16:30 – Descerramento da Lápide Comemorativa do Centenário do Armistício
17:00 – Inauguração da Rua Combatentes da Grande Guerra

Em atualização.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *