Carapito,  Concelho

Carapito e arredores receberam a Juventude Franciscana OFS Portugal na sua atividade de verão

Entre os dias 13 e 17 de agosto, o Clube Cultural Recreativo de Carapito acolheu um grupo de 14 jovens da Juventude Franciscana (Jufra) OFS Portugal, no âmbito da sua atividade de verão. Os jovens, oriundos de diferentes lugares do país, dentre eles Torres Vedras, Barcelos e Penafiel, realizaram diversas atividades e ofereceram uma dinâmica diferente ao cotidiano de Carapito e de aldeias vizinhas. Durante quatro dias, o grupo de jovens dedicou-se a orações, visitas a lares de idosos, passeios a pé pela aldeia de Carapito, eucaristias e brincadeiras.

O Lar de Santo António de Dornelas foi o primeiro local a ser visitado pelos jovens, no segundo dia de atividades. No mesmo dia, o grupo apreciou uma festa tradicional em Eirado.

No dia seguinte, os jovens caminharam por Carapito e conheceram alguns lugares emblemáticos da aldeia sob a orientação do professor Tó-Zé Paixão, que apresentou também traços gerais da história local. Ainda nesse dia, na Paróquia de Carapito, os jovens franciscanos participaram na Missa de Nossa Senhora da Assunção. De seguida encontraram-se com integrantes da Juventude Mariana Vicentina. Ainda no mesmo dia, fizeram visita ao Lar de Queiriz.

Jufra e JMV em Carapito, no CCRC. Jufra

No penúltimo dia, o grupo dirigiu-se novamente a Dornelas, onde participaram numa eucaristia e visitaram outro lar de idosos, desta vez o Novo Lar de Dornelas. Ao final da tarde, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, os jovens da Jufra aproveitaram as instalações das piscinas municipais para um mergulho.

No vídeo que criaram para registar e celebrar a visita a Carapito e arredores, o grupo demonstra a alegria dos dias e agradece às diversas pessoas que ajudaram a concretizar as atividades.

Jufra em visita a um lar de idosos. Jufra
Jufra na Igreja Paroquial de Carapito. Jufra

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *