Ano letivo arranca a partir de amanhã. Conheça datas importantes e novidades em relação ao ano anterior

O Ministério da Educação publicou em junho a sua proposta de calendário escolar para o ano letivo 2018/2019. O período de arranque do ano letivo deverá ser o mesmo para todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

Para todos os alunos da rede pública o ano letivo começa oficialmente nesta quarta-feira, dia 12 de setembro. No entanto, as escolas têm até à próxima segunda-feira, dia 17, para iniciar as suas atividades letivas, sendo esta a data escolhida pela maioria das escolas para o arranque do ano letivo, entre elas o Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira, P. José Augusto da Fonseca.

A organização do ano letivo continua a contemplar a organização subdividida em três períodos letivos. O 1.º período deverá começar de 12 a 17 de setembro e terminar no dia 14 de dezembro. O 2.º período deverá arrancar no dia 3 de janeiro e prolongar-se até 5 de abril. O 3.º e último período começará a 23 de abril e tem diferentes datas de encerramento, de acordo com os anos de escolaridade.

O ano escolar terminará primeiramente para os alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, a 5 de junho. A 14 de junho terminarão as aulas dos alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º. Finalmente, os alunos mais novos, do pré-escolar e dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos acabarão as atividades letivas a 21 de junho.

Estão previstas três pausas letivas: a de Natal, de 17 de dezembro a 2 de janeiro; a de Páscoa, de 8 a 22 de abril; e interrupção de carnaval, de 4 a 6 de março.

[table id=19 /]

Provas e exames nacionais

O Despacho do Ministério da Educação traz ainda informações sobre as provas de aferição e os exames nacionais.

Os alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade irão realizar as provas de aferição. Os alunos do 2.º ano serão testados nas disciplinas de Expressões Artísticas, Expressões Físico-Motoras, Português, Estudo do Meio e Matemática, as mesmas disciplinas que foram alvo no último ano letivo. Os alunos do 5.º ano, por sua vez, realizarão provas de Matemática e Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. Os alunos do 8.º ano, por fim, serão avaliados nas disciplinas de Português e História e Geografia.

De acordo com o Despacho do Ministério da Educação, as provas de aferição do ensino básico deverão decorrer entre 2 de maio e 19 de junho.

As provas de fim de ciclo do 9.º ano devem decorrer entre 18 e 22 de junho. Os exames nacionais, do ensino secundário, decorrerão entre 17 e 27 de junho, na 1.ª fase, e entre 18 e 23 de julho, na 2.ª fase.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *