O Município de Aguiar da Beira volta a lançar este ano o programa “Aguiar Natal com o Comércio Local”, que tem como objetivo “incentivar os consumidores a efetuar as compras nos estabelecimentos do concelho“. No final do períodoem que o programa vai estar em vigor, entre 1 de Dezembro de 2023 e 3 de Janeiro de 2024, será realizado um sorteio que vai atribuir 20 prémios de 500 euros cada.
Os principais pontos do regulamento do programa são os seguintes:
- “Aguiar Natal com o Comércio Local” abrange todos os consumidores dos estabelecimentos comerciais do concelho com adesão voluntária.
- Os estabelecimentos aderentes beneficiarão de uma publicação individual no portal do município, nas redes sociais e na APP do Município.
- Cada estabelecimento comercial disponibiliza apenas 1 cupão a cada cliente por cada compra com valor igual ou superior a 20,00€ no período de 01/12/2023 a 03/01/2024.
- O consumidor deverá preencher, devidamente, os cupões com o nome, contacto, NIF do comerciante e n.º de fatura, e que devem ainda guardar a fatura associada à compra em questão.
- Cada estabelecimento possuirá um recetáculo para os cupões.
- O Município irá efetuar sorteio de 20 prémios de 500,00€ correspondendo a 10 000 euros em compras.
- As compras em resultado do sorteio deverão ser efetuadas nos estabelecimentos aderentes.
- O sorteio será efetuado com transmissão direta on-line no Facebook do Município de Aguiar da Beira, no Dia de Reis (6 de Janeiro de 2024).
Não serão admitidos a concurso:
- Os proprietários dos estabelecimentos aderentes, seus familiares diretos e funcionários, com faturas realizadas no próprio estabelecimento;
- Os cupões associados a faturas com Número de Identificação de Pessoa Coletiva.
Nota do Município sobre o Programa
A época natalícia é, tradicionalmente, um período em que se verifica um relevante acréscimo no volume de compras. Tendencialmente os consumidores têm também a tentação de recorrer às grandes superfícies comerciais para satisfazerem as suas necessidades de adquirir produtos e serviços, onde têm concentrados num só espaço, diversidade de ofertas e melhores condições de conforto e comodidade.
A tendência anteriormente referida leva a que o comércio local tenha mais dificuldades em encontrar formas de ser apelativo e competitivo quando comparado com as grandes superfícies.
Estas dificuldades poderão ser ainda maiores quando não existe associativismo entre empresários do pequeno comércio que possibilitem encontrar estratégias comuns que de forma individual não seriam certamente sustentáveis.
Face ao exposto, o Município desenvolve, uma vez mais, um programa de apoio à economia local durante a época de Natal, baseado num concurso de incentivo em que os consumidores efetuam compras em estabelecimentos situados no concelho, criando dessa forma um mecanismo de estímulo e incremento às vendas desses mesmos estabelecimentos.
Tendo em conta os resultados e o impacto deste programa nos anos anteriores, revela-se importante dar continuidade ao mesmo para apoiar e intensificar o comércio de proximidade, assim como a valorização dos bens e serviços que ali se comercializam.
Por outro lado, ao incentivar os consumidores a efetuar as compras nos estabelecimentos do concelho, estará implícito o desincentivo a que os consumidores se desloquem a outros concelhos para efetuarem as suas compras.